Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado em Odontologia da UFPI recebe menções honrosas no principal congresso da área
Início do conteúdo da página

Mestrado em Odontologia da UFPI recebe menções honrosas no principal congresso da área

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Programa de Pós-Graduação, a nível de mestrado, do curso de Odontologia da UFPI recebeu duas menções honrosas no 35º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPQO), o principal congresso de pesquisa da área no Brasil. O evento aconteceu entre os dias 2 e 4 de setembro em Campinas, São Paulo.

Os dois alunos, vencedores entre mais de 4 mil trabalhos apresentados, estão no segundo período do programa de mestrado. O curso de Pós-Graduação em Odontologia existe desde 2011 e desde então tem desenvolvido pesquisas de real impacto na comunidade.

9b916e4d eb00 4c29 a98e 939d13db038820180910082755Marcondes Cavalcante Santana Neto e orientadora durante o congresso

O trabalho de Iniciação Científica do aluno Marcondes Cavalcante Santana Neto, orientado pela Profa. Dra. Marina de Deus Moura de Lima, apresenta uma contestação à literatura acadêmica referente à área de Odontopediatria. O trabalho foi aclamado e considerado uma grande contribuição, podendo mudar a conduta de atendimentos clínicos na Odontologia Infantil. "É bom notar que meu trabalho teve um impacto pra sociedade odontológica. É uma sensação de dever cumprido", comenta Marcondes.

e7a25986 ae5a 4ae1 94ee c5cf9e7c7f7920180910083119Geovanna Peres de Sousa e orientadora durante o congresso

Já o trabalho da aluna Geovanna Peres de Sousa, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Odontologia, orientado pela Profa. Dra. Marcoeli Silva de Moura, apresenta um estudo sobre a relação entre a fluoretação da água na área central e bairros afastados de Teresina e índices de cárie e fluorose (problema causado pela ingestão excessiva e prolongada de flúor). A pesquisa é importante para o diagnóstico da saúde pública da capital. "Venho trabalhando nessa pesquisa desde a graduação, então é como se fosse a menina dos meus olhos. O sentimento de ser reconhecida é muito bom", declara Geovanna.

Para a professora e atual Coordenadora do Mestrado em Odontologia, Marina de Deus Moura de Lima, a premiação representa passo importante para a consolidação do curso. "Uma premiação dessas traz um reconhecimento de que estamos na linha certa, realizando pesquisas com real impacto, não somente na comunidade odontológica local, mas também a nível nacional. As nossas pesquisas são direcionadas ao Sistema Único de Saúde brasileiro, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade. Entendo que os programas de pós- graduação precisam ter esse cuidado" afirma.

premiacao congresso odonto 620180910083434Alunos de mestrado em Odontologia com as professoras Marina de Deus e Marcoeli Silva de Moura

O Programa de Mestrado em Odontologia da UFPI tem ajudado a pôr o Piauí no mapa da pesquisa odontológica a nível nacional. "É muito maior a quantidade de trabalhos inscritos pelas Instituições de Ensino e Pesquisa da região Sul e Sudeste do país, é uma concentração maior se formos comparar com Norte e Nordeste. Nós inscrevemos 21 trabalhos e ganhamos 2, então estamos muito felizes", comenta Marcoeli Silva de Moura, professora de Odontologia em Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação.

Fim do conteúdo da página