Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade de lançamento do edital PIBEX 2019/2020

Solenidade de lançamento do edital PIBEX 2019/2020

05092018 DSC 073620180905121907

Com a finalidade de desenvolver Ações de Extensão Universitária sob o principio da indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão, o PIBEX – Programa Institucional de Bolsa de Extensão, teve edital lançado em solenidade na manhã desta quarta-feira (05). O PIBEX é um programa historicamente consolidado na UFPI, lançado anualmente, mas que nunca tinha sido lançado em uma solenidade especifica para este fim.

05092018 DSC 091720180905122118

Reitor, Vice-Reitora, Pró-Reitores e Pró-Reitoras, Superintendentes, Diretores de Centro e Campi, Docentes, Coordenadores de Programas e Projetos de Extensão e  Técnicos Admnistrativos

A extensão universitária é responsável por articular o ensino e a pesquisa, levando conhecimento, cultura e tecnologia, produzidos dentro da Instituição, aos diversos segmentos da sociedade, e também, trazendo saberes e as produções culturais da comunidade para a academia. O PIBEX/UFPI é um programa que disponibiliza bolsas, em regime de concorrência direta, para estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFPI, em um processo acadêmico, interdisciplinar, educativo, cultural e politico, que promovam a interação entre Universidade e comunidade/sociedade orientadas por docentes ativos em efetivo exercício na UFPI.

A Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PREXC), destacou que apesar da crise nacional e do corte no orçamento da UFPI, a extensão vem sendo apoiada e garantida pela Universidade. “Esta solenidade tem, além do objetivo de lançar o edital do PIBEX 2019/2020, mostrar que apesar da crise financeira nacional, que tem atingido a Universidade Federal do Piauí e as demais instituições de ensino superior brasileiras, apesar do corte no orçamento da UFPI, com a independência orçamentária do Campus de Parnaíba, a UFPI tem apoiado e garantido a extensão através da manutenção das bolsas de extensão, com a vantagem de que o Campus Ministro Reis Velloso não participará da concorrência dessas bolsas, o que significa que teremos para 2019 um aumento nas condições de atendimento as nossas demandas da extensão”, ressaltou.

pibex20180906094121

Pró-Reitora da PREXC, Profa. Dra. Cleânia Sales (à esquerda) ao lado do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia; de Chrystiane Campelo (CPPEC/PREXC/UFPI) e do Prof. Dr. Antônio Aécio de Carvalho Bezerra

A Pró-Reitora destacou, ainda, que todo o investimento para a extensão na UFPI é oriundo de recursos próprios da Instituição. E que essas bolsas, entre os vários benefícios  que proporcionam "criam oportunidades de participação efetiva dos alunos em projetos de extensão que contribuem para a formação acadêmica, profissional e cidadã deles, para a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, para a produção do conhecimento e para a transformação social", afirmou.

O Prof. Dr. Antônio Aécio de Carvalho Bezerra enfatizou a grandiosidade e a importância do PIBEX. “Temos diversos depoimentos de colegas coordenadores, enfatizando que sem o PIBEX a maioria dos projetos ficariam inviáveis, considerando que mais de 95% dos nossos projetos participantes do PIBEX, são projetos sem outra fonte de financiamento”, salientou.

DSC 079820180905122620

Prof. Dr. Antônio Aécio de Carvalho Bezerra

Em sua fala, o Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou que o foco da Universidade é o estudante. “Eu tenho falado sempre que a nossa Universidade está em uma situação relativamente confortável comparada com outras, não temos obras paradas e todos os benefícios, incluindo PIBID, PIBIC, PIBEX, Monitoria, PROMISAES e assistência estudantil, todas as bolsas que foram ofertadas nos editais passados estão garantidas. Um valor muito significativo do nosso orçamento é dirigido para os nossos estudantes; todas essas ações são para os estudantes, isso mostra que o foco da UFPI é o estudante. Esse modo de agir da nossa administração tem feito com que a crise do nosso país não seja tão sentida na nossa Instituição”, disse.

DSC 084120180905123040

Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Além das bolsas PIBEX, a UFPI disponibiliza 40 bolsas exclusivamente para projetos culturais da orquestra e do Coral da UFPI.