Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encontro interinstitucional entre UFPI e Portugal firma convênio para atividades de ensino e formação em Ciências Agrárias

reunião 1.png

Abertura da reunião "Encontro interinstitucional para a construção de parcerias"

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), na sala de reunião do Centro de Ciências Agrárias (CCA /UFPI), um encontro interinstitucional para a construção de parcerias entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV/Portugal), Associação de Criadores de Bovinos de Raça Alentejana (ACBRA /Portugal) e Associação Brasileira de Criadores de Gado Bovino Curraleiro Pé-Duro – (ABCPD).

O encontro interinstitucional é uma atividade dentro Seminário Luso Brasileiro de Recursos Genéticos e 4º Encontro da Oficina de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Bovinos Curraleiro Pé-duro, que acontecem desde segunda-feira (20) no Auditório do Colégio Técnico de Teresina no Centro de Ciências Agrárias.

paulo ramalho.jpg

Diretor do CCA, Prof. Dr. Paulo Ramalho

Segundo o Diretor do CCA, Prof. Dr. Paulo Ramalho, os pesquisadores de Portugal, Dr. Nuno Carolino (INIAV- Portugal) e Eng. Pedro Espadinha (ACBRA-Portugal), vieram estabelecer parcerias e estreitar as relações de cooperação e intercâmbio entre as instituições.

“O convênio pode beneficiar ações de colaboração como, atividades de ensino e formação; desenvolvimento, em parceria, de projetos de investigação de âmbito nacional e internacional; promoção de prestação de serviços; utilização de equipamentos e espaços; intercâmbios de alunos, professores, pesquisadores da graduação, pós-graduação e pós-doutorado; intercâmbio de professores portugueses para desenvolver projetos conosco no CCA; oportunidade de alunos de pós-graduação fazerem doutorado sanduíche e desenvolvimento de inúmeras pesquisas de áreas de Ciências Agrárias. Estamos com bastante expectativa em relação a essa reunião, pois é uma oportunidade rara e estamos todos muito animados e achamos que este evento trará bons frutos”, explica o Prof. Dr. Paulo Ramalho.

Também participaram da reunião o presidente da ABCPD, Dr. João Luzardo Soares e vários membros da Diretoria; Os pesquisadores George Vieira e Geovergue Rodrigues do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), além do Presidente do CMRV - PI, Dr. Anísio Lima.

reuniao3.jpg

Diretor do CCA, Prof. Dr. Paulo Ramalho,  Dr. Nuno Carolino (INIAV- Portugal), Msc. Paola Oliveira (MAPA) e Eng. Pedro Espadinha (ACBRA-Portugal)

O Seminário Luso Brasileiro de Recursos Genéticos e 4º Encontro da Oficina de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Bovinos Curraleiro Pé-duro seguem até a próxima terça-feira (28).

reuniao2.jpg