Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Museu de Arqueologia da UFPI realiza exposição “Coisas de Pescador” no dia 29 de junho

Atualizado em terça, 18 junho 2024 15:51

WhatsApp_Image_2024-06-12_at_10.33.09_2.jpeg

O Museu de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o curso de Arqueologia e o Museu da Resistência Boa Esperança, realizará no sábado, dia 29 de junho, das 8h às 16h, a segunda exposição “Coisas de Pescador” na Casa da Canoa, localizada às margens dos rios Parnaíba e Poty, durante a Festa dos Pescadores.

O vice-diretor do Museu de Arqueologia e Paleontologia (MAP), professor Vinicius Melquiades dos Santos, falou sobre o funcionamento do evento e o que o influenciou a escolher a pesca ao redor dos rios como tema. “O evento vai acontecer na Casa da Canoa, no bairro do Poty Velho, juntamente com os festejos do bairro e, especificamente, com a feijoada dos pescadores. Anualmente, eles fazem essa feijoada. No ano passado, desenvolvi uma pesquisa com o seu Celso sobre etnografia arqueológica, estudando seu trabalho como patrimônio. Ele me convidou para montar essa exposição durante os festejos. A exposição se chama 'Coisas de Pescador' porque a ideia era inicialmente mostrar a vida em torno da pesca nos rios, então, a princípio, é mostrar a relação deles com o rio e seu conhecimento tradicional, sempre pensando além da pesca. A pesca é só um elemento central, mas que na verdade nos traz modos de vida e existências dessas pessoas e comunidades em torno do Poty e do Parnaíba”, declarou.

Ele também contou que este ano o evento terá uma infraestrutura maior, comparada ao ano passado, e espera ampliar o público, buscando envolver bairros próximos. “A tendência é ampliar. O público tem aumentado, pois este ano o evento está com uma infraestrutura maior. O tratamento que eles deram ao lugar melhorou. No ano passado, o chão era somente terra; este ano, asfaltaram algumas partes e colocaram barracas fixas. Enfim, quem conhece vê diariamente o cuidado que eles têm com o lugar e as transformações que fazem, beneficiando a festa também, pois a ideia é que aumente o público da exposição”, comentou.

A exposição está diretamente ligada ao programa de extensão para elaboração do Plano Museológico Participativo do Museu de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí (PLAMPA-MAP/UFPI). O programa de extensão tem como objetivos fazer um levantamento sobre os indicadores da memória, dos patrimônios culturais e das referências culturais de Teresina e do Piauí, enfatizando inicialmente Teresina, para que essas referências culturais sejam inseridas no museu.