Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançado livro “Ciganos no Brasil” no Bate-Papo Literário do SALIPI 2024

Lançado livro “Ciganos no Brasil” no Bate-Papo Literário do SALIPI 2024

Atualizado em terça, 18 junho 2024 11:17

Livro_ciganos_no_brasil_SALIPI_2024-1.jpg

Bate-Papo Literário sobre o livro "Ciganos no Brasil: Cultura, Sociedade e Formas de Resistência"

Buscando democratizar o diálogo sobre temáticas pertinentes na sociedade, foi lançado no domingo (10) o livro "Ciganos no Brasil: Cultura, Sociedade e Formas de Resistência", dos autores e professores Lenilson Rocha e Francisco de Assis Sousa. A programação encerra a 22ª edição do Salão do Livro do Piauí.

A obra, que faz parte da dissertação de mestrado do professor Lenilson Rocha, nasceu da ausência de dados sobre o povo cigano. “Nós temos ainda uma lacuna bastante alarmante sobre os povos ciganos no Brasil, e o conhecimento produzido sobre esses povos tem se esquivado de produzir conhecimento histórico sobre os ciganos, apesar da presença que já se encaminha para os 500 anos desses grupos no Brasil”, afirma.

O professor ressalta a importância dos dados coletados no desenvolvimento de políticas públicas para a comunidade cigana. “Vimos adolescentes, jovens e adultos analfabetos que não tinham sequer registro de identificação e, consequentemente, sem esses documentos, não podiam acessar as políticas públicas, nem a universidade”, frisa.

Na ocasião, o professor Francisco de Assis Sousa comentou a relevância do trabalho realizado. “É difícil que possamos identificar o ingresso de pessoas ciganas, ou de quaisquer grupos étnicos, devido ao desconhecimento dessas informações e dados, que são muito importantes para entender a complexidade da sociedade humana”, finaliza.