Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Para além da aula expositiva: o papel fundamental dos professores na visita de alunos do ensino básico ao SALIPI 2024

Atualizado em domingo, 16 junho 2024 18:32

a19fb6b1abff1076dcb9bce9103f76c2d06313ac.jpg

SALIPI ocorre no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI

Entre o público-alvo do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), os estudantes das escolas da educação básica de Teresina representam uma parcela considerável dos participantes do evento. A maioria dos alunos tem acesso ao Salão por meio de passeios escolares, promovidos pelas instituições de ensino, com o intuito de proporcionar uma experiência diferente, que fuja da aula tradicional. Com inúmeras atividades, como palestras, contação de histórias e preparatório para o Enem, o espaço é propício para aulas fora do ambiente escolar.

Professora Carla Carolina acompanha anualmente seu alunos ao SALIPI

Para a professora Carla Carolina, docente da CMEI Planalto Uruguai, a participação dos estudantes no SALIPI é uma oportunidade de incentivar o hábito da leitura entre as crianças. “É um evento que contribui muito para a formação dos nossos estudantes enquanto leitores. Vale muito a pena trazê-los. A escola já desenvolve o projeto de leitura 'De conto em conto, muitas histórias para contar' e a participação no SALIPI agrega bastante. Considero que o Salão é muito importante para as escolas, mas também para a comunidade em geral”, pontuou.

Professora Joana Pereira avaliou como positiva a participação de seus alunos no evento

As crianças da CMEI Rubem Alves, situada no bairro Parque Brasil, zona norte da capital, tiveram a oportunidade de visitar o salão pela primeira vez. Segundo a professora Joana Pereira, a escola já desenvolve algumas ações que visam estimular o hábito da leitura. “Essa é a nossa primeira vinda ao SALIPI e está sendo muito especial. As crianças estão interagindo com as atividades propostas, participando da contação de histórias. Então, é uma oportunidade muito especial. Hoje organizamos a vinda de 20 alunos que estão participando desse momento tão diferente, que traz o aprendizado além dos muros da escola”, destacou.

O SALIPI também é um espaço para intensificar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesse sentido, a Fundação Quixote criou o programa Imersão ENEM, com a participação de professores de cursinhos preparatórios de Teresina. O projeto estimula a aprendizagem com atividades especiais voltadas para o exame, além de oferecer a possibilidade de os estudantes ganharem bolsas de estudo, livros e materiais didáticos. Os encontros são conduzidos por uma equipe de professores que abrange as disciplinas cobradas no Enem, e as aulas ocorrem no Cine Teatro da UFPI.

A proposta é manter os alunos focados nos estudos, como as turmas do 3º ano do CETI Modestina Bezerra, situado na zona sudeste de Teresina. A professora Danielle Teles acompanhou a turma e comentou a importância desse processo. “Eles estão participando dessa imersão aqui. Participar de uma atividade como essa fora da sala de aula estimula eles a aprender mais. Eu tive a ideia e solicitei à direção da escola para que pudéssemos trazê-los. Estou gostando bastante da organização. A equipe de professores aqui é ótima e a dinâmica das aulas também. Na escola, buscamos trabalhar a interdisciplinaridade, ligando a literatura a outras disciplinas, e trazê-los para o SALIPI é uma oportunidade de aprimorar esse trabalho”, ressaltou a professora.

A professora Danielle Telles enfatizou a importância da iniciativa “Imersão ENEM”

Em sua 22ª edição, o SALIPI se consolida como o maior evento literário do estado do Piauí e segue como uma opção de incentivo à leitura entre os estudantes. Além das diversas atividades alusivas à literatura, a programação conta com shows musicais que enriquecem a experiência dos salipianos. O evento, iniciado no dia 7, termina neste domingo, 16 de junho, com o tema “A Leitura é Um Estado de Graça”, no espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí.