Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI celebra 20 anos do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil

UFPI celebra 20 anos do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil

Atualizado em quarta, 22 maio 2024 16:22

WhatsApp_Image_2024-05-18_at_22.43.31.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está celebrando o aniversário de 20 anos do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB), que oferece desde 2004 o curso de Mestrado e desde 2019 o Doutorado. O programa atualmente conta com 43 alunos de Mestrado e 45 em Doutorado, tendo até hoje 15 teses e 320 dissertações defendidas.

Para o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, Gleison Monteiro, estar à frente da gestão do referido PPG, no momento em que ele comemora 20 anos, é motivo de lisonjeio. “Eu represento um grupo de docentes e discentes que compõem o corpo acadêmico do nosso Mestrado e Doutorado, além de ver com entusiasmo, também vejo a tarefa com grande responsabilidade. Nesse sentido, é fundamental unir forças para que o nosso Programa siga crescendo, tanto na produção de conhecimento, formação e traçando metas futuras em busca de sua internacionalização, por isso, que é um trabalho coletivo, de cooperação de todos que fazem parte do PPGHB”, enfatiza.

WhatsApp_Image_2024-05-22_at_16.05.41_1.jpeg

Trabalhos acadêmicos do Núcleo de Pesquisa em História e Memória do Piauí (Nupem)

O programa tem grande impacto social, formando profissionais que hoje trabalham nos Institutos Federais tanto do Piauí quanto do Maranhão e Ceará. Além de docentes no ensino básico e superior. Muitos dos egressos são hoje docentes da própria UFPI e da UESPI. Ademais, o trabalho de pesquisa do programa é de grande relevância, como o Núcleo de Pesquisa em História e Memória do Piauí (Nupem), coordenado pelos professores Pedro Vilarinho e Antônio Fonseca Neto.

O Nupem funciona com professores pesquisadores e alunos extensionistas que no momento desenvolvem o trabalho de digitalização de acervos documentais do poder judiciário, em sua totalidade documentos do século XIX. O núcleo ainda conta com acervo de jornais dos séculos XIX e XX em microfilmes e digitalizados, acervo de documentos produzidos pelo poder executivo do Piauí no século XIX e um acervo documental significativo referente à Igreja Católica nos séculos XVIII, XIX e XX, digitalizado.

WhatsApp_Image_2024-05-22_at_16.05.41.jpeg

Corpo docente e discente faz parte do Nupem

O professor Pedro Vilarinho convida ainda outros professores a participarem do núcleo: “O Nupem conta com a valiosa e imprescindível colaboração da professora Talyta Marjorie Lira Sousa e do professor Roniere Ferreira, mas está aberto a todos os professores da UFPI e de outras IES que queiram engajar na proposta!”, infere.

Em adição a tudo isso, o PPGHB tem focado em internacionalizar o programa como forma de expandir o que vem sendo estudado pela troca de conhecimento com outros centros. O professor Johny Santana conta que o processo de aproximação com os centros europeus já havia sido iniciado anteriormente por colegas do programa: “O Pós-Doutorado do professor Edwar de Alencar Castelo Branco, a partir de sua temática de estudo, conseguiu consolidar um diálogo muito proveitoso com Portugal”, relata.

O professor Johny participou de uma missão com o objetivo de respaldar um acordo de internacionalização com apoio do CH de História da Faculdade de Letras de Lisboa e do PPGHB da UFPI. “Acredito que temos feito a condução muito positiva desses processos tão caros ao desenvolvimento da Ciência no âmbito da Universidade Federal do Piauí”, conclui ele.

A celebração do aniversário do PPGHB tem início no dia 23 de maio, a partir das 18h no Auditório Noé Mendes, localizado no Centro de Ciências Humanas e Letras, com uma atividade artístico cultural. A programação acontece também na sexta-feira e pode ser conferida aqui.