Ouvidoria da UFPI atua no aperfeiçoamento de serviços prestados
Neste 16 de março, é comemorado o Dia do Ouvidor. Na UFPI, a Ouvidoria funciona como um canal de comunicação direto entre o docente, discente e a comunidade externa com a Instituição. É um mecanismo para registrar reclamações, denúncias, elogios, sugestões, solicitações ou realizar pedidos de informação sobre os serviços prestados pela Universidade. A ideia é ouvidoria funcionar como um canal, mais personalizado, de interlocução com o público.
A manifestação à Ouvidoria pode ser feita por carta, e-mail, internet, telefonemas ou pessoalmente. Os pedidos de demanda, após recebidos, são analisados e encaminhados para os devidos setores, recomendando medidas possíveis para a solução ou a prevenção das falhas. Em seguida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante.
O objetivo da ouvidora da UFPI é, a partir da manifestação do seu público, melhorar a qualidade do diálogo entre seus servidores, facilitar a comunicação entre sua comunidade acadêmica no seu sentido mais amplo e aperfeiçoar seu funcionamento convertendo sugestões e críticas em melhoria na qualidade dos serviços.
Professora Maryneves Saraiva, Ouvidora da UFPI
“A Ouvidoria não é um órgão que atende apenas os alunos, professores e servidores, mas também expande seu atendimento para comunidade externa, é um canal de diálogo permanente”. Por meio desses trabalhos desenvolvidos pela Ouvidoria é possível aperfeiçoar os serviços prestados pela Universidade", finaliza a Ouvidora da UFPI, Professora Maryneves Saraiva.
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