Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas para o Seminário de Docência Superior 2021 da UFPI

Inscrições abertas para o Seminário de Docência Superior 2021 da UFPI

Atualizado em terça, 16 março 2021 15:52

Estão abertas as inscrições na edição 2021 do Seminário de Docência Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que ocorre de 17 e 19 de março, evento promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Administração Acadêmica Complementar.

O Seminário contará com  palestras sobre ações administrativas, institucionais e acadêmicas, além de trabalho didático-pedagógico incluindo discussões sobre a pandemia da covid-19 e o ensino remoto, somando um total de dezesseis horas de atividades com presença obrigatória e que serão transmitidas on-line pelo canal do YouTube UFPI TV.

O público-alvo do evento são os docentes da UFPI, entretanto, qualquer integrante da comunidade acadêmica pode participar caso tenha interesse.

A atividade de abertura do Seminário de Docência será nesta quarta-feira (17) a partir das 8h30 com a palestra “Ética na docência”, ministrada pelo Prof. Luizir de Oliveira, do Departamento de Filosofia  e a Profa. Elnora Maria Gondim, do centro de Ciências Humanas e Letras ( CCHL), com mediação da Profa. Edna Maria Magalhaes do Nascimento, do Centro de Ciências da Educação CCE/UFPI.

Entre os objetivos do evento estão: aprimorar e desenvolver a sensibilidade pessoal e o compromisso profissional tendo como referência as dimensões: ética, política, cientifica, técnica, psicológica e humana, principalmente, em tempos de pandemia; compreender a organização administrativa, acadêmica, regimental, normativa da UFPI e os processos de avaliação Institucional incluindo os processos remotos; conhecer os procedimentos acadêmicos do SIGAA e sua dinâmica de funcionalidade institucional nas modalidades presencial e remota; além de refletir sobre a prática docente, com a finalidade de adquirir autonomia didática pedagógica, que habilite para o exercício competente da docência no ensino superior.

INSCRIÇÃO:

As inscrições são feitas pelo SIGAA, bem como a emissão de certificação.

Basta acessar o Portal do docente > ensino > projetos > projetos de ensino de graduação > inscrições on-line > inscrever-se em projetos de ensino > Seminário de Docência 2021.

Período de inscrição: 16 a 17/03/2021.

Confira a programação:

Dia 17/03/2021 - Quarta-feira

08h30 ABERTURA

09h às  11h30

PALESTRA 1 - “Ética na docência”

Prof. Dr. Luizir de Oliveira – Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL/UFPI

Profa Dra Elnora Maria Gondim Machado Lima – Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL/UFPI

Mediadora: Profa Dra Edna Maria Magalhaes do Nascimento – Centro de Ciências da Educação - CCE/UFPI

15h às 17h

PALESTRA 2 - "Planejamento da ação docente em tempos de pandemia". Profa. Dra. Livia Fernanda Nery da Silva - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI; Profa. Msc Nádia Cataryna Nogueira e Silva – Colaboradora do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI. Mediadora: Profa. Dra Ana Beatriz Sousa Gomes - Centro de Ciências da Educação/PREG/UFPI.

Dia 18/03/2021 - Quinta-feira

09h às 11h30

PALESTRA 3 – “Ensino Remoto, durante a pandemia". Prof. Dr. Diogo Gonzales Casa Nova (Universidade Aberta - Portugal). Mediador: Prof. Dr. Leomá Albuquerque Matos - Centro de Educação Aberta e a Distância/PREG/UFPI.

14h às 16h30

PALESTRA 4 - "Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas - SIGAA e suas funcionalidades". Prof. Dr. Leomá Albuquerque Matos - Centro de Educação Aberta e a Distância/PREG/UFPI. Mediador: Prof. Dr. Cledinaldo Borges Leal - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI.

16h30 às 18h

PALESTRA 5 – "Avaliação da Aprendizagem – Avaliação Virtual SIGAA". Prof. Dr. Eliesé Idalino Rodrigues - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI. Mediador: Prof Dr. Cledinaldo Borges Leal - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI.

Dia 19/03/2021 - Sexta-feira

09h às 11h30

PALESTRA  6 – "Metodologias Ativas". Prof. Dr. Mauro Cavalcante Pequeno – Universidade Federal do Ceará (UFC). Mediadora: Profa. Dra. Livia Fernanda Nery da Silva - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI.

15h às 17h

PALESTRA 7 - "Saúde mental e ensino remoto". Profa. Dra Algeless Milka Pereira Meireles da Silva – Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Mediadora: Profa Dra. Maria Rosalia Ribeiro Brandim – Centro de Ciências da Saúde/PREG/UFPI.

17h às 18h