HVU realiza nesse fim de semana o Curso de Nivelamento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Medicina Veterinária
No último fim de semana, nos dias 06 e 07 de março, aconteceu o Curso de Nivelamento para os novos Médicos Veterinários (as) residentes R1s e R2s do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Medicina Veterinária. A programação foi realizada das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00 no sábado e domingo, em formato on-line.
Residentes do Curso de Nivelamento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde
Como ministrantes, o curso contou com os preceptores e professores Dr. Breno Curty Barbosa, Médico Veterinário Intensivista, Dra. Érica Emerenciano Albuquerque, Médica Veterinária Anestesiologista e Prof. Dr. Flávio Ribeiro Alves, Coordenador do Setor de Cardiologia Veterinária do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).
Dra. Taciana Galba, diretora do HVU, destaca a finalidade e importância da realização do curso para as ações dos profissionais. “O objetivo foi nivelar os novos residentes R1s com os R2s, para que todos utilizem os mesmos protocolos. Dessa forma, o que se terá como resultado é um trabalho mais alinhado”, afirma.
O cronograma do curso contou com uma abordagem variada. Os temas das palestras ministradas foram: “Introdução à interpretação de eletrocardiogramas e ecocardiogramas”, Fluidoterapia, Vasopressores e Inotrópicos, Oxigenoterapia, Controle glicêmico e nutrição, “Dor: identificação e controle”, Choque, Traumatologia, Sepse, Antibioticoterapia na sepse e “Reanimação cérebro-cardio-pulmonar”.
Para a anestesiologista Renata Passos, residente e aluna do curso, a experiência foi de grande valia, mesmo com sua experiência em clínicas e hospitais. “O curso foi tão completo e cheio de referências que pude sanar algumas dúvidas que ainda tinha sobre os temas. Essa experiência impacta no meu trabalho porque como anestesiologista, vou trabalhar principalmente com controle de dor no meu paciente, e os palestrantes divulgaram várias escalas importantes que vamos começar a adotar no nosso dia a dia, e com isso poder oferecer um serviço melhor pros nossos pacientes”, explica.
Redes Sociais