Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Grupo de pesquisa do CSHNB realiza parceria com importantes pesquisadores internacionais

Atualizado em quarta, 16 outubro 2024 08:24

6a788e61-c6bd-4584-8580-a9b128dfea2c.jpg

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano- GEPPEDH  da UFPI/CNPQ, liderado pelo prof. Dr. Lauro Araújo  Mota  realizou uma importante parceria com dois pesquisadores internacionais da área da Neuropsicologia Histórico Cultural, do México e da Rússia.

Dr. Luis Quintanar Rojas e Dra. Yulia Solovieva, são autoridades internacionais na área de neuropsicologia tendo criado e coordenado o mestrado em Diagnóstico e Reabilitação Neuropsicológica na Faculdade de Psicologia da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla- BUAP, em Puebla- México.

Essa importante parceria faz parte das ações de internacionalização das universidades públicas brasileiras e coloca em evidências as pesquisas produzidas no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - CSHNB, interior do estado do Piauí.

23b9790c-9f17-4766-ae03-3d93a028db02.jpg

Yulia Solovieva

Yulia Solovieva (Ph.D.), realizou estudos de doutorado em psicologia na Faculdade de Psicologia da Universidade Estadual de Moscou, pesquisa na Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilha. Doutora Honoris Causa pela Universidade do Peru (Huánuco). Foi Pesquisadora e Docente desde 1998 e Coordenadora do Mestrado em Diagnóstico e Reabilitação Neuropsicológica, da Faculdade de Psicologia da Universidade Benemérita Autônoma de Puebla (1 de agosto de 2016 10 de fevereiro de 2020), é membro do Conselho Nacional Sistema de Pesquisadores do México, nível II. É professora-pesquisadora da Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Puebla e da Faculdade de Ciências do Desenvolvimento Humano da Universidade Autônoma de Tlaxcala. É membro da Comissão Tutorial do Doutorado em Educação da Universidade Iberoamericana; membro ativo do SLAN. Professor convidado da Especialização em Neuropsicologia Infantil da Universidade Javeriana de Cali, Colômbia, Mestre em Neuropsicologia Cognitiva pela Universidade de Seviilla, Espanha e Mestre em Neuropsicologia pela Universidade de Azuay, Cuenca, Equador, do Doutorado em Neurociências e Educação da da Universidad del Alto, La Paz, Bolívia Recebeu o prêmio UNAM Silvia Macotela pela direção da melhor Tese de Doutorado em Psicologia Educacional, 2017. Membro do Júri do Festival Internacional de Documentário Educacional, Madrid, Espanha. 2020-2021.

É Coordenadora de 8 Edições Especiais de Revistas Internacionais e Nacionais: SLAN, Revista Chilena de Neuropsicologia; Psicologia na Rússia. Estado da Arte; Boletim da Universidade Estadual de Moscou; Cultura e Educação; RLEE; Revista Eletrônica UNAM Fes Zaragoza. Panamerican Journal of Neuropsychology (2013, 2014, 2021 (2), 2022 (1), 2023 (2), 2024 (2). 2025 (1). Ela é editora do conselho de revistas internacionais, como Russian Psychology. State of the Arte; Cultura e Educação, entre outros Fundadora e Diretora do Instituto de Neuropsicologia e Psicopedagogia de Puebla, instituição privada que atende pacientes infantis e adultos para avaliação e reabilitação neuropsicológica e correção e apoio ao desenvolvimento com programas originais baseados na posição histórica. cultural. Fundador e Conselheiro Acadêmico da escola Kepler em Puebla e criador de métodos de desenvolvimento pré-escolar e escolar baseados na teoria da atividade. Colabora com o CONCYTEP para o desenvolvimento e otimização da educação no Estado de Puebla desde 2019. Autor de. 10 Diplomas e mais de 30 workshops com conteúdos originais de psicologia histórico-cultural e neuropsicologia e teoria da atividade Fundador da Academia Internacional de Estudos Histórico-culturais. É membro do Conselho de Administração da SLAN 2022-2026.

Luis-Quintanar-Rojas_1.png

Luis Quintanar Rojas

Luis Quintanar Rojas é Licenciatura em Psicologia- Universidad Nacional Autónoma de México- UNAM. Mestrado em Psicobiologia- UNAM. Doutorado em Neuropsicología- Universidade Estatal de Moscú. Pós- doutorado em Neuropsicologia- Universidad de Servilla- Espanha. Atualmente é docente universitario da Universidad Autónoma de Tlaxcala.