Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Assessoria Internacional participa de acolhida a discentes ingressantes

Assessoria Internacional participa de acolhida a discentes ingressantes

Atualizado em quarta, 10 maio 2023 17:18

A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFPI marcou presença no evento de boas-vindas aos calouros dos cursos de Letras, realizada nesta segunda (08), no Auditório Noé Mendes (CCHL). A atividade integrou o primeiro dia de programação do Seminário de Introdução ao Curso, que durante esta semana, pretende envolver docentes e discentes da Coordenação de Letras Estrangeiras em discussões relevantes para a formação acadêmica.

IMG 20230508 WA0026

Público reunido no Auditório Noé Mendes (CCHL).

Na ocasião, a Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Juliana Paz, chamou atenção para o processo de reestruturação da Assinter, acelerado com o retorno das atividades presenciais da universidade. "Apresentamos a importância da crescente internacionalização da UFPI e as formas em que ela acontece no momento nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, assim como o que pretendemos implementar para aumentar os índices da instituição", destacou.

WhatsApp_Image_2023-05-08_at_18.41.03_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Juliana Castelo Branco Paz da Silva, em participação no Seminário de Introdução ao Curso, organizado pela Coordenação de Letras Estrangeiras.

No último mês, a Assessoria realizou uma cerimônia de acolhida aos estudantes estrangeiros de pós-graduação selecionados para a primeira edição do Programa GCUB de Mobilidade Internacional (GCUB-Mob), que conta com a participação de pesquisadores oriundos de Moçambique, Haiti, Honduras e Colômbia.

O evento também marcou o início dos trabalhos dos novos estagiários dos cursos de Letras - Português e Letras Estrangeiras (Inglês, Francês e Espanhol), Direito e Jornalismo, selecionados por meio de edital para colaborarem com as atividades da Assinter.

Idiomas Sem Fronteiras (IsF)

Ainda durante a recepção, os discentes tiveram contato com estudantes de Letras Estrangeiras que trabalharam como professores nos cursos oferecidos pelo Programa Idioma Sem Fronteiras, oferecido pela UFPI em parceria com a Rede Andifes.

IMG 20230509 WA00031

Profa. Dra. Juliana Castelo Branco Paz da Silva, Assessora Internacional da UFPI e Coordenadora Administrativa e Pedagógica do Nucli de Inglês/IsF, Profa. Dra. Ana Cláudia Oliveira Silva, Coordenadora do Nucli de Português como Língua Estrangeira/IsF e Profa. Dra. Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues, Coordenadora Pedagógica do Nucli de Francês da Rede Andifes/IsF.

Entre os bolsistas, está a estudante do sétimo período de Letras Português - Francês Amina de Andrade, que durante sua participação ressaltou a importância do contato com idiomas estrangeiros para os novos universitários.

"O acesso ao ensino de línguas é importante para a qualificação do estudante, para o acesso a informações, a outros espaços e culturas. Na UFPI, temos dois cursos de línguas estrangeiras, o Inglês e o Francês. Então, a divulgação e a participação da comunidade em cursos como os que a Rede Andifes oferta é valiosa para a promoção de um ensino superior de qualidade", afirma Amina.

WhatsApp_Image_2023-05-09_at_11.45.55.jpegAmina de Andrade, estudante do sétimo período de Letras Português - Francês e bolsista do Programa Idioma Sem Fronteiras.

Os cursos são gratuitos e acontecem de modo presencial e on-line. Toda a comunidade acadêmica (servidores e estudantes) está apta a se inscrever (confira o calendário de ofertas coletivas). Bolsistas da UFPI também já foram convidados para ministrar aulas em ofertas nacionais da Rede Andifes.

A programação da Semana de Introdução ao Curso, promovida pela Coordenação de Letras Estrangeiras segue ao longo da semana, promovendo novas discussões.