Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > UFPI e Texas A&M University discutem parceria

UFPI e Texas A&M University discutem parceria

Atualizado em terça, 07 dezembro 2021 08:37

Melhoramento genético da raça de gado Curraleiro Pé-Duro no Piauí. Essa foi a proposta de parceria entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a universidade estadunidense Texas A&M, que visa à qualificação de professores e alunos em nível de pós-graduação. As intenções entre as instituições foram expostas em reunião na manhã da última segunda-feira (25), no Salão Nobre.

TexasAMUniversity

Estiveram presentes na reunião: o reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira Araújo; o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Williams Costa; a Assessora Internacional da UFPI, Erica Fontes; os professores Charles Long e Luciana Relly, da Texas A&M University; a coordenadora do PPG em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional, Maria do Socorro Pires e Cruz, além de professores da UFPI.

Segundo Gildásio Guedes, as parcerias internacionais na UFPI têm sido cada vez mais recorrentes e firmadas pela Universidade. “Parcerias como essas nos ajudam a desenvolver e melhorar  nossas pesquisas, e não só para quem faz a comunidade acadêmica, mas também para os produtores que podem integrar produtos melhores a toda sociedade”, disse.

Charles Long, professor e representante da Texas A&M University, destacou o interesse da parceira entre as instituições para o desenvolvimento da raça, que vem diminuindo o consumo e sua produção ao longo dos anos. “O melhoramento genético pode contribuir para a produção de qualidade desse gado e até mesmo para o seu não sumiço”, afirmou.