Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Webinário da Liga de Saúde Digital destaca avanços na Telemedicina
Início do conteúdo da página

Webinário da Liga de Saúde Digital destaca avanços na Telemedicina

Imprimir
Última actualización: Martes, 18 Junio 2024 17:18

WhatsApp_Image_2024-06-18_at_16.48.38.jpeg

Discussão promovida pela Liga Acadêmica de Saúde Digital da Universidade Federal do Piauí (LASD/UFPI)

O segundo webinário da Liga Acadêmica de Saúde Digital da Universidade Federal do Piauí (LASD/UFPI) convidou Luiz Messina para falar sobre Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Com 45 anos experiência em computação, Messina, destacou a importância da colaboração na saúde digital, compartilhou suas experiências e os avanços da RNP, conectando instituições de ensino e pesquisa em saúde. O evento, interativo e com certificação, aconteceu na última sexta-feira (14), por meio do canal da LASD.

O palestrante discutiu como a RUTE estabeleceu a conectividade e serviços para uma unidade de assistência à distância em 140 hospitais universitários, permitindo que especialistas atendam pacientes remotamente. Segundo o pesquisador, desde 2005, investimentos foram feitos para estabelecer infraestrutura de telessaúde. Isso expandiu para oferecer serviços nacionais de tele-diagnóstico em cardiologia, dermatologia e oftalmologia, beneficiando mais de 14 estados.

WhatsApp_Image_2024-06-18_at_16.49.11.jpeg

Luiz Messina fala sobre a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE)

O palestrante discutiu também a história e o impacto da RUTE, que começou com 19 unidades e expandiu para 45, atingindo todos os hospitais universitários federais.  Além disso, a rede RUTE foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e lançada em países da América Latina. Segundo Messina, a aprovação de um Plano Nacional de Prioridade em Saúde Digital permitiu o desenvolvimento de cursos e projetos. A segurança dos dados e a proteção contra ciberataques foram destacadas, com um comitê técnico integrado para prospectar tecnologias em saúde digital.

“A rede proporciona acesso à saúde para os mais desfavorecidos, ajudando a prever problemas de saúde e prevenir danos maiores à população”, destacou Messina.

Além disso, o papel crescente da telemedicina nas grandes cidades foi abordado, com ênfase na segurança e autenticidade dos atendimentos. Messina explica que a RUTE é uma rede consolidada apoiando novos projetos de pesquisa para transformar serviços de saúde digital no Brasil e expressou sua fascinação pela nanomedicina, enfatizando a importância da colaboração e investimento em educação e pesquisa no setor de saúde brasileiro.

O webinário reforçou a importância da adaptação às novas tecnologias e incentivou a colaboração e o investimento em educação e pesquisa para o avanço da saúde digital no Brasil.

Fim do conteúdo da página