Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CEAD lança material didático para uso nos cursos de Libras à distância da UFPI

CEAD lança material didático para uso nos cursos de Libras à distância da UFPI

Última actualización: Jueves, 13 Junio 2024 14:27

Livro_Libras_SALIPI-2.jpg

Bate-Papo Literário sobre o livro "Libras"

O Núcleo Interdisciplinar de Formação e Integração Linguístico-Cultural (NINFIL) do Centro de Educação Aberta a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu o lançamento do livro "Libras" nesta quarta-feira (12), durante o 22º Salão do Livro do Piauí (SALIPI), realizado no Espaço Rosa dos Ventos, em Teresina. O material didático foi produzido pelas professoras Valdeny Costa de Aragão, doutoranda em Letras pela UFPI, e Geisymeire Pereira do Nascimento, mestre em Linguística, ambas da Coordenação do Curso de Letras - Libras da UFPI.

“A Universidade já possui um espaço dedicado ao estudo de Libras. Quanto maior for o interesse das pessoas por essa área, maior será a acessibilidade para as pessoas surdas na instituição. Existem diversos contextos onde a interação com essas pessoas é essencial; professores e colegas devem se comunicar diretamente com os surdos, em vez de apenas transmitir informações para o intérprete. É fundamental que todos aprendam pelo menos o básico de Libras, como é demonstrado no material, além de conhecerem a cultura surda, a organização de eventos, a iluminação apropriada para garantir a visualização do intérprete, e a recepção adequada. São pequenos detalhes que facilitam a plena integração dos surdos e deficientes auditivos”, explica a professora Valdeny, destacando a importância do estudo de Libras para todos.

A professora de Linguística do curso de Letras - Libras da UFPI e coordenadora do NINFIL/CEAD, Leila Rachel Barbosa, ressalta a necessidade de expandir o ensino de Libras para membros do corpo docente, discente e técnicos da UFPI, convidando-os a participar dos cursos ofertados na área. “A UFPI possui excelentes alunos surdos, habilitados e competentes em pesquisa acadêmica. É crucial proporcionar letramento acadêmico para garantir a inserção desses alunos na produção de conhecimento. É uma luta que precisamos abraçar juntos para incluir as pessoas surdas no universo científico por meio de atitudes básicas”, afirma.

O material didático foi idealizado para uso interno dos estudantes do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) oferecido pelo CEAD/UFPI, que conta com a participação de discentes de diferentes regiões do país. O objetivo é introduzir a temática e o ensino dessa língua, apresentando os principais números, alfabeto e expressões específicas de Libras. O livro será disponibilizado em formato de e-book para os alunos, incluindo atividades a serem realizadas junto aos docentes na área de Libras.

Livro_Libras_SALIPI-3.jpg

Professoras Valdeny Costa de Aragão e Geisymeire Pereira do Nascimento, ao lado da mediadora do Bate-Papo, professora Jasmine Malta