Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do Ranking de Universidades Empreendedoras de 2023
Início do conteúdo da página

UFPI participa do Ranking de Universidades Empreendedoras de 2023

Print
Last Updated: Friday, August 25 2023 16:09

RANKING-UNIVERSIDADES-EMPREENDEDORAS-ufpi_4.jpg

 

A Universidade Federal do Piauí está participando do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023. O levantamento é realizado a cada dois anos e tem o objetivo de compreender o quanto as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras estão sendo capazes de desenvolver a sua comunidade por meio de práticas inovadoras. Na última edição, em 2021, a UFPI foi a única IES do Piauí a participar do levantamento, com destaque para o critério de “Capital Financeiro”, que avalia os investimentos em projetos e iniciativas inovadoras, ocupando a 17° posição entre as 126 Instituições de Ensino Superior avaliadas. Na região nordeste, a UFPI ocupa a 4° posição desse eixo. 

Na gestão do Reitor Gildásio Guedes, muitas foram as medidas implementadas para incentivar o empreendedorismo acadêmico, como o projeto InovaUFPI. O resultado reflete essas boas práticas, pois no ranking geral a Universidade avançou mais de 20 posições, quando comparado com o ano de 2019. O RUE analisa as dimensões de Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão a fim de medir o que substancialmente influencia no grau de empreendedorismo de uma IES. Além disso, utiliza as dimensões de Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro para medir os meios que podem proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico. 

Para continuar nessa evolução, a UFPI convida os alunos para que respondam ao formulário da pesquisa e colaborarem com o Ranking. A partir do RUE, o aluno contribui para a melhoria da educação superior brasileira, ao passo que aponta pontos de atenção e de destaque dentro da instituição. Além disso, em 2019, por exemplo, o estudo viabilizou o direcionamento de verbas do Ministério da Educação para as IES, o que pode potencializar os investimentos em educação empreendedora dentro da Universidade. 

 O preenchimento é rápido, totalmente anônimo e sem coleta de dados pessoais. O formulário pode ser acessado através deste link

Fim do conteúdo da página