Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SaLiPi 2023: Professora da UFPI lança livro que reflete a influência que a mídia exerce nas crianças
Início do conteúdo da página

SaLiPi 2023: Professora da UFPI lança livro que reflete a influência que a mídia exerce nas crianças

Print
Last Updated: Friday, August 18 2023 17:54

Parte da programação da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), nessa quinta-feira (17/8), a Estação Letras e Expressões contou com lançamento da Prof. Marta Maria Azevedo Queiroz. A docente, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/UFPI), lançou a obra “O que o consumo me define?”, resultado de uma pesquisa realizada no doutorado. 

mrtha_01.jpgObra foi lançada na Estação Letras e Expressões

A professora destacou que as experiências adquiridas no decorrer da pesquisa. “Foi um processo em que pude aprender muito, enquanto pesquisadora, mas também que gerou muito conhecimento para as crianças que participaram. É importante lembrar que a pesquisa não é só do pesquisador, ela deve retornar e problematizar a realidade, assim formar os sujeitos. Foi um espaço em que eu escutei, e as crianças aprenderam muito”, explicou.

martha_02.jpg

O trabalho foi realizado com 17 crianças entre 9 e 13 anos de idade de escolas públicas e privadas, com o objetivo de entender o modo como a mídia afeta as escolhas das crianças e constitui possibilidades de identidade. Por fim, a pesquisadora reforçou que a discussão sobre como os dispositivos midiáticos afetam nossas escolhas, evidencia que as tecnologias estão em evolução de forma acelerada.

martha_03.jpgLivro foi resultado da pesquisa de doutorado da professora 

De acordo com a docente, a ideia é que o livro possa instigar reflexões em outros pesquisadores. "Esse livro é marcante na minha vida professora, espero que ajude pesquisadores a refletirem esses trabalhos que podemos realizar no campo da educação e da comunicação. Além de pensar como a sociedade se movimenta afetada pelas mídias e como o processos educacionais podem nos ajudar a pensar de forma emancipatória", finaliza. 

Fim do conteúdo da página