Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI participa do Encontro de Coordenadores do Programa Paradesporto Brasil em Rede
Início do conteúdo da página

Professora da UFPI participa do Encontro de Coordenadores do Programa Paradesporto Brasil em Rede

Print
Last Updated: Thursday, August 17 2023 17:14

WhatsApp_Image_2023-08-17_at_17.04.00.jpeg

Chefe de Departamento do Curso de Educação Física, Professora Dionis Machado

A Chefe de Departamento do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Professora Dionis Machado, marcou presença no Encontro de Coordenadores do Programa Paradesporto Brasil em Rede, evento que aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto em Brasília (DF). O programa é uma iniciativa da Secretaria Nacional do Paradesporto (SNPAR) e conta com o apoio da Universidade Federal do Sergipe como Núcleo Gestor do Programa.

O evento teve a abertura feita pela Ministra do Esporte, a ex-atleta Ana Moser e pelo Secretário Fábio Araújo. A SNPAR foi criada em 2020 e tem como objetivo promover e articular ações paradesportivas visando o acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva em todas as suas manifestações, da iniciação ao alto-rendimento, em todas as faixas etárias e para as diversas deficiências independente do status dessa prática.

WhatsApp_Image_2023-08-17_at_17.03.59.jpeg

Evento ocorreu em Brasília (DF)

Com tais articulações, pretende-se fazer do paradesporto uma política de Estado e não apenas de Governo. Particularmente, o Programa Paradesporto Brasil em Rede tem interesse especial nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. A UFPI, por meio do Departamento de Educação Física, fará parte desta rede que permitirá a conexão entre acadêmicos, profissionais e docentes de instituições Federais de Ensino Superior com a intenção de fomentar o desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência.

A Prof.ª Dionis Machado, esteve presente à reunião, representando a UFPI e o coordenador da ação na UFPI, o Prof. Sérgio Galan. Este é um momento em que a UFPI tem a oportunidade de fazer história no paradesporto e contribuir para ensino, pesquisa, extensão e inovação na área – disse a professora.  

Fim do conteúdo da página