Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe representante de Universidade holandesa para reafirmar parceria de internacionalização
Início do conteúdo da página

UFPI recebe representante de Universidade holandesa para reafirmar parceria de internacionalização

Print
Last Updated: Tuesday, August 08 2023 16:31

assessoriainternacional-18.jpg

Reunião no Salão Nobre fortaleceu parceria de internacionalização com Universidade holandesa

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (7/8), no Salão Nobre da Reitoria, uma reunião com o Reitor Gildásio Guedes e o professor Rudy Folkersma, docente e pesquisador da NHL Stenden University of Applied Sciences, na Holanda, instituição parceira da Universidade de Gronigen. Na ocasião, foi reafirmada a parceria entre as instituições como forma de fortalecer as ações de internacionalização, sobretudo a partir de intercâmbios e contribuições mútuas entre pesquisadores. O Vice-Reitor Viriato Campelo e a Assessora Internacional Juliana Paz também participaram do momento, além dos pró-Reitores de Planejamento, Luis Carlos Sales; e de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo.

assessoriainternacional-2.jpg

Reitor Gildásio Guedes

Na oportunidade, foram apresentados alguns dos resultados já alcançados com parcerias de intercâmbio. Atualmente, são seis alunos da UFPI que se beneficiaram com a parceria, com casos de sucesso que incluem o aprimoramento da língua estrangeira e a conquista de empregos no exterior. Para o Reitor, é um passo importante essa aproximação para continuar o trabalho que a universidade já vem desenvolvendo. “Precisamos ampliar a participação dos nossos alunos, pois é uma experiência muito relevante, principalmente com a atualidade dos temas trabalhados nas pesquisas”, ressaltou. 

assessoriainternacional-20.jpg

Professor Rudy Folkersma, docente e pesquisador da NHL Stenden University of Applied Sciences, na Holanda

A linha de pesquisa do professor Rudy trabalha a questão dos polímeros, de modo a buscar estratégias que possam diminuir os impactos dos plásticos produzidos em todo o mundo, a partir da proposição de técnicas biodegradáveis e de reutilização. Além do alcance dessa temática, que atinge o mundo inteiro, o professor chamou atenção para a multidisciplinaridade que envolve o estudo, pois agrega cursos como o de Química e as Engenharias de Produção, Materiais e Mecânica. “Essas trocas são muito interessantes e há muito mais possibilidades. Os alunos se dão muito bem e ficam mais motivados a continuar”, explicou. 

Os trabalhos realizados na Universidade de Groningen são aproveitados para os cursos realizados no Brasil. Anualmente, são abertas seleções para  alunos ingressarem no intercâmbio. Um dos pontos a melhorar para incrementar a mobilidade internacional, segundo o pesquisador holandês, é a dificuldade no nível de inglês dos interessados. Esse aspecto foi levado em conta pela Administração Superior, que se propôs a buscar em conjunto com os professores, alternativas para diminuir essa limitação. 

assessoriainternacional-12.jpg

A reunião marcou um fortalecimento da parceria entre as instituições

Também estiveram presentes na reunião a professora do curso de enfermagem, Rosana Costa; além da Profa. Giselda Costa (IFPI), que auxiliaram na interlocução do pesquisador com a UFPI.

Encontro aberto para o público

Na quinta-feira, 10/8, à tarde, será realizado um encontro com o professor Rudy Folkersma para apresentar aos alunos e professores dos cursos que convergem com a linha de pesquisa abordada, as oportunidades que podem ser conquistadas a partir do intercâmbio. As informações serão divulgadas em breve nos canais de comunicação da UFPI. 

Sweden Day

SWEDEN-DAY-UFPI_copy_copy_copy.jpg

A UFPI, com objetivo de fortalecer as ações de incentivo à internacionalização, promoverá no próximo dia 18 em parceria inédita com a Embaixada da Suécia o evento Sweden Day Piauí no Cine Teatro. A ação é oportuna para apresentar aos estudantes, no âmbito da graduação e pós-graduação, informações sobre possibilidades de estudos em um dos países recordistas nos índices de educação global.

Fim do conteúdo da página