Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Organizada pela UFPI, 7ª Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) inicia em agosto
Início do conteúdo da página

Organizada pela UFPI, 7ª Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) inicia em agosto

Print
Last Updated: Tuesday, July 19 2022 09:26


ONC.jpg

Ciência, tecnologia e informação. A edição de 2022 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) está com as inscrições abertas até o dia 16 de agosto, gratuitamente, para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e particulares do Brasil. A ONC nasceu a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), cadastrado desde o ano de 2016, que se transformou em um grande evento de incentivo à ciência e ganhou o Brasil. Já são sete edições do evento. 

A primeira fase da Olimpíada acontece de 18 a 20 de agosto; e a segunda fase ocorre nos dias 9 e 10 de setembro. As provas são on-line. A Cerimônia de Premiação da ONC será no dia 27 de outubro. A UFPI marca presença fora de seus muros e fora do estado do Piauí, tendo participação como protagonista no evento nacional. 

O Prof. Jean Catapreta, coordenador nacional da ONC, destacou o grande alcance da Olimpíada no Brasil. “Esse projeto já alcançou uma capilaridade surpreendente nos últimos anos: em 2021 foram 2.318.453 participantes de 4.057 municípios de todos os estados do Brasil. É o nome da UFPI sendo levado a todo o país, em cada acesso, inscrição e participação”, destaca o professor. “Não se tem notícia na UFPI de algum projeto de extensão de tamanha dimensão. É a UFPI fazendo história e popularizando a ciência em todo o território nacional”, conclui.

A ONC é o segundo maior evento de Olimpíada do Conhecimento no Brasil, ficando atrás apenas da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A expectativa para 2022, é que seja alcançada a marca de 3 milhões de estudantes inscritos. Totalmente gratuita, a ONC se configura como a única olimpíada da sua categoria, no Brasil, inteiramente interdisciplinar, contemplando conteúdos das áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

Realização

A Olimpíada é uma ação da Associação Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Física, Sociedade Astronômica Brasileira e do Instituto Butantan. O projeto é reaizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), com apoio do Ministério da Educação (MEC), tendo como instituição organizadora a Universidade Federal do Piauí.

Saiba tudo sobre a Olimpíada em https://www.onciencias.org/

Fim do conteúdo da página