Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Chega ao fim 20º SALIPI; sucesso do evento destaca parceria consolidada com a UFPI
Início do conteúdo da página

Chega ao fim 20º SALIPI; sucesso do evento destaca parceria consolidada com a UFPI

Print
Last Updated: Tuesday, June 14 2022 08:20

salipikids-3.jpg

Após 10 dias de duração, a 20ª edição do maior evento cultural e literário do Piauí chega ao fim. Realizado de 3 a 12 de junho, o Salão do Livro do Piauí (Salipi) é uma realização da UFPI e da Fundação Quixote e, em 2022, homenageou o poeta, professor, escritor e produtor cultural, Cineas Santos. A edição foi realizada em formato híbrido, com transmissão pelo canal UFPI TV no YouTube, e contou com 100% das atividades realizadas também de forma presencial, incluindo a presença de 70 estandes de livrarias e orgãos, além de feira de artesanato, exposições, entre outros, no espaço Rosa dos Ventos da UFPI.

mia.png

Mia Couto se apresentou no sábado, dia 4, no Salipi

O Salipi 2022 contou com a participação de dezenas de palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente, como o premiado autor moçambicano Mia Couto e o escritor angolano José Eduardo Agualusa.

DSC_8041.jpg

Estande da EDUFPI no SALIPI

Neste ano, mais uma vez, a Editora da UFPI (Edufpi) marcou presença no evento e promoveu lançamento expressivo de livros, com o número recorde de 11 obras entre livros físicos e e-books. Além de estande da EDUFPI, a Universidade esteve com seus espaços próprios da Editora e da Livraria Monsenhor Melo abertos aos público. 

viriato2.jpg

Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI - Foto:Arquivo SCS

Para o vice-reitor da UFPI, Prof. Viriato Campelo, o evento obteve sucesso absoluto, por meio da colaboração de todos os setores da Universidade, e, dessa forma, pôde alcançar a comunidade local de forma ampla e satisfatória. “A UFPI fez um investimento considerável para que o Salipi fosse realizado, com o melhoramento do espaço Rosa dos Ventos, onde o evento aconteceu, e por meio do uso de outros espaços importantes, como o Cine Teatro, que foi palco de palestras de destaque no evento”, frisou. “Com uma programação rica e variada, contamos com a presença maciça de vários colégios e entidades. O Salipi foi inteiramente favorável aos nossos objetivos e é de grande importância para a promoção e desenvolvimento da cultura e estética do Piauí”, acrescenta.

salipiacabou-13.jpg

Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote

Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, agradeceu a parceria com a UFPI, que já sedia o Salipi há 9 edições. E destacou o prestígio do público na participação das atividades do Salão. Kassio enfatizou ainda a acessibilidade como ponto alto do Salipi. “Todas as atividades, inclusive as infantis, contaram com a participação de intérpretes de Libras e/ou colaboradores surdos para garantir o pleno acolhimento de pessoas com deficiência durante a execução do Salipi”, afirmou. “Foi um sucesso especialmente pela participação de grandes nomes da literatura brasileira e estrangeira”, completa.

salipiacabou-7.jpg 

Solenidade de encerramento do Salipi; à direita, a Superint. de Comunicação, Samantha Castelo Branco, representando o Reitor da UFPI no ato solene

O encerramento do 20º Salipi foi marcado por rápida solenidade com presença dos organizadores do evento, que antecedeu o show da banda paulistana de rock Ira!. Durante a solenidade, foi anunciada a personalidade que será homenageada no Salipi 2023: Esperança Garcia, que foi uma mulher negra escravizada, em fazenda na região de Oeiras, que denunciou em carta aos governantes da época, no Sec XVIII, as agressões vividas por seus semelhantes. O documento histórico é uma da primeiras cartas de direito que se tem notícia.

salipiacabou-12.jpg

Show da banda Ira! no Salipi

Fim do conteúdo da página