Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor e egresso da UFPI conquistam prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil
Início do conteúdo da página

Professor e egresso da UFPI conquistam prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil

Print
Last Updated: Monday, June 06 2022 14:22

Reconhecimento nacional no campo da Arquitetura, o professor do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí, Paulo Vasconcellos, e o egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Tiago Marques, conquistaram prêmio na categoria Cultura Arquitetônica da edição nacional do prêmio anual do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB 2021. Os dois projetos da UFPI disputaram espaço com 135 trabalhos selecionados durante a primeira etapa do prêmio, organizada pelos departamentos estaduais e vice-presidências regionais da entidade. Confira a lista de vencedores.

Tiago Marques foi premiado pelo projeto “Prédios de Teresina”. O arquiteto e urbanista conta que o trabalho fomenta não só a proteção das obras através de sua visibilidade, como também estimula o debate acerca da arquitetura local e suas relações urbanas mais abrangentes. “O objetivo principal é divulgar e documentar a produção arquitetônica de Teresina, contando suas histórias, curiosidades e a importância de preservá-las, contribuindo para a educação patrimonial e estimulando a preservação da arquitetura local”, afirmou.

“Prédios de Teresina” busca discutir questões como a ausência de medidas protetivas ao patrimônio local – ponto a ser destacado devido Teresina ser uma das poucas capitais brasileiras que não possuem seu centro histórico tombado. O estudo conta com ferramenta de divulgação no instagram, confira aqui.

Já o Professor Paulo Vasconcellos venceu com o trabalho "Natal Anjos de Teresina: Homenagem aos Combatentes da Covid-19”. A proposta do projeto foi revitalizar prédios históricos, como o Museu do Piauí e a Central de Artesanato. Além disso, trouxe as luzes de Natal, em dezembro de 2021, para o centro de Teresina, homenageando os profissionais de saúde que exerceram ofício durante a pandemia.

O júri do evento do IAB também contou com integrantes da UFPI, como o Professor Roberto Alves Lima de Montenegro Filho (Departamento de Construção Civil e Arquitetura). “Tratando-se provavelmente da mais importante premiação nacional de Arquitetura, é uma grande satisfação o prêmio, entre a produção classificada de todos os estados do país, aos 02 projetos piauienses na categoria cultura arquitetônica, na fase final nacional. Igualmente gratificante, como professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, recebi com muita honra o convite do IAB, para integrar o júri nacional na categoria edificações, composto por três membros, deste importante prêmio – que na fase estadual contou com a participação no júri de mais professores da casa”, ressaltou.

Fim do conteúdo da página