Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encerrado na UFPI encontro histórico de ensino de jornalismo
Início do conteúdo da página

Encerrado na UFPI encontro histórico de ensino de jornalismo

Print
Last Updated: Monday, April 25 2022 14:55

ENEJOR-7.jpg

Mesa de abertura do ENEjor, no Auditório do CCE, com a participação presencial do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O 21° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), que teve a edição de 2022 realizada na Universidade Federal do Piauí, foi encerrado oficialmente na sexta-feira (22). Com mais de 160 participantes de diferentes regiões do Brasil inscritos, o evento reuniu professores, estudantes e profissionais que puderam acompanhar debates voltados ao papel da formação superior em jornalismo nas mais diferentes realidades do País e também do exterior. Mais de 1,5 mil visualizações foram registradas nas atividades transmitidas publicamente durante o evento.

O encontro contou com participações presenciais e remotas, sob organização do professor Silvio Henrique Barbosa, docente do curso de Comunicação Social da UFPI, que ressalta a importância que o ENEJor teve para a Universidade. “O evento foi um sucesso absoluto, o grande mérito para nós da UFPI, é que ele marca recordes nacionais. Em 21 encontros, esse foi o que contou com a maior participação de coordenadores de cursos de jornalismo, foram 33, participando da reunião nacional de coordenadores, objetivando discutir as práticas e o ensino de jornalismo em todo Brasil”, declarou.

ENEJOR-19_copy.jpg

Professor de Comunicação da UFPI, Silvio Barbosa, coordenador do 21º ENEjor

Segundo o professor, a edição do encontro na UFPI foi a 2ª no ranking com maior número de submissão de artigos, foram 64 trabalhos apresentados nos dois dias em que houve atividades com os grupos de pesquisas no evento. O recordista nacional é São Paulo, com 69 publicações, índice próximo ao alcançado em Teresina, considerado um marco. Além disso, foi a primeira edição que ocorreu de forma híbrida, realizada presencialmente na UFPI e transmitida simultaneamente para os demais participantes inscritos. 

Em assembleia realizada durante o ENEJor, também foi eleita a nova diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) para o biênio. A professora Marluce Zacariotti, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi eleita presidenta da associação, substituindo o professor Erivam Oliveira (ESPM-SP).

“Nosso trabalho terá como foco a consolidação da Abej como a instituição dedicada as discussões sobre o ensino de jornalismo, ou seja o lugar de pensarmos as metodologias, as práticas, as demandas que estão presentes nos cursos de jornalismo do país. Queremos que os professores, estudantes  e profissionais se aproximem da associação e nos ajudem na defesa do ensino de qualidade”, diz ela.

WhatsApp_Image_2022-04-25_at_14.35.03_1.jpeg

Equipe do ENEJOR durante o encerramento do evento

Carta de Teresina

Também foi aprovada a “Carta de Teresina“, que aponta compromissos pactuados para o próximo ano. Um dos trechos do documento traz o seguinte: “é fundamental que as instituições de ensino de jornalismo apostem em atividades que permitam aos estudantes a construção das relações entre teoria e prática por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que permitam a oferta de produtos jornalísticos universitários de caráter inovador e com inserção social, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Jornalismo e com a legislação que estabelece a curricularização da extensão universitária e que passará a ser obrigatória a todos os cursos”.

Grupos de pesquisa e de trabalho

Durante o encontro foi realizado também o 17º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo, que registrou a apresentação de 62 trabalhos em 6 grupos diferentes. Confira os vencedores de menções honrosas em cada grupo.

GP Atividades de Extensão: Intervenções transformadoras: experiências de um projeto de extensão na formação de estudantes voluntários. Autores: Cecília Helena Toledo Vieira e Junior Gomes de Queiroz

GP Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo: Deontologia jornalística: uma análise das diretrizes internacionais do webjornalismo. Autores: Mayara Cristina Korte e Clarissa Josgrilberg Pereira (UFSC)

GP Produção científica: Análise da materialidade audiovisual (ama): relato sobre as experiências de um método em fluxo para compreender o jornalismo em telas. Autores: Iluska Maria da Silva Coutinho e Ana Paula Goulart de Andrade (UFJF e UFRJ, Facha e FPG)

GP Produção laboratorial eletrônicos e impressos: A experiência da produção remota do Uninter Informa. Autores: Mauricio Neves Geronasso e Guilherme Gonçalves de Carvalho (Uninter e UEPG)

GP Projetos pedagógicos e metodologias de ensino: Jornalismo transmídia em sala de aula: roteirização de reportagens utilizando o mapa midiático-temático. Autores: Marcos Carvalho Macedo e Yvana Fechine (UFPE)

GT Pesquisa na graduação: A vacina chegou pelo sertão? : análise de como os portais RiachaoNet e Boletim do Sertão atuaram na construção de memórias sobre as primeiras doses de vacinas contra a Covid- 19. Autores: Iaquelly de Sousa e Thamyres Sousa De Oliveira (UESPI)

Encontro de coordenadores

Outra atividade paralela foi o 12º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, realizado no dia 22, que contou com a participação de representantes de 33 cursos diferentes do país. Dentre os temas centrais debatidos na reunião, estava a curricularização da extensão, que será obrigatória aos cursos a partir de 2023. O grupo aprovou a constituição de um grupo de estudos para elaboração de um documento de orientação sobre atividades de extensão qualificada, que poderá contribuir para a revisão das matrizes dos cursos.  Também foi aprovada a constituição de uma comissão para elaborar um texto sobre metodologias de ensino para a acessibilidade e a inclusão nos cursos de jornalismo.

Prêmio Abej

Na noite de abertura, após a palestra do professor Jorge Pedro Sousa (Universidade Fernando Pessoa, Portugal), foi entregue o Prêmio Abej ao professor Alfredo Vizeu, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele foi um dos participantes da comissão que elaborou a proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de jornalismo e foi reconhecido pelas suas contribuições relevantes ao ensino na área.

Próximo encontro

Ao final foi anunciada a sede do próximo Enejor, a ser realizado em 2023. O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, será o anfitrião do evento, cujo organizador local é o professor Allan Rodrigues.

Fim do conteúdo da página