Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Biotério Central da UFPI divulga E-book para consultas e dúvidas no manuseio de roedores e outras espécies
Início do conteúdo da página

Biotério Central da UFPI divulga E-book para consultas e dúvidas no manuseio de roedores e outras espécies

Print
Last Updated: Monday, April 18 2022 10:01

bioteriocentral-21.jpgRoedores do Biotério Central da UFPI

O Biotério Central da Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulga o e-book “Manual de Legislação e Guia de Biotérios UFPI: Dos roedores aos animais de produção” com as principais legislações vigentes, instruções e diretrizes no que se refere ao tema Biotério. O manual também é voltado para consultas e dúvidas no manuseio de animais para pesquisas. A publicação é direcionada para a comunidade acadêmica,coordenadores e responsáveis técnicos dos biotérios central, setoriais e de produção animal da UFPI. Para acessar o e-book, clique aqui.

O Biotério Central da UFPI, setor vinculado à Coordenadoria de Infraestrutura de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), disponibiliza a obra impressa e on-line, buscando manter o público acadêmico atualizado com as normas de pesquisa com roedores. O e-book ainda trata da manutenção de outras espécies silvestres, como aves, peixes, bovinos, caprinos e ovinos. O manual dispõe de um guia de procedimentos gerais de experimentação biotério, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNESP para o embasamento prático do dia a dia dos biotérios.

bioteriocentral-3.jpgProfessor Ney Rômulo, coordenador geral dos Biotérios da UFPI e editor do E-book

O professor Ney Rômulo, coordenador geral dos Biotérios da UFPI e editor da obra, destaca a importância do material para os coordenadores e técnicos de biotérios. “Espero que possam utilizar o material da melhor forma possível para que possamos avançar em cuidados e inovações tecnológicas em nossos biotérios”, afirmou.

A produção também contou com a colaboração da responsável técnica pelo Biotério do Núcleo de Pesquisa em Plantas Medicinais da UFPI, Adeline Carvalho, a responsável técnica pelo biotério central da UFPI, Silvéria Regina, e por último, Francisco das Chagas Dantas Lopes.

Fim do conteúdo da página