Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra sobre Metodologias Ativas marca programação da manhã no último dia do Seminário de Docência Superior da UFPI
Início do conteúdo da página

Palestra sobre Metodologias Ativas marca programação da manhã no último dia do Seminário de Docência Superior da UFPI

Print
Last Updated: Friday, March 19 2021 11:55

O início da manhã do último dia de programação da edição 2021 do Seminário de Docência Superior da UFPI começou com a palestra  “Metodologias Ativas”, transmitida via canal do Youtube Ufpi TV. Uma das propostas do evento é a reflexão sobre a prática docente, com a finalidade de adquirir autonomia didática pedagógica, que fortaleça o exercício da docência no ensino remoto.

 WhatsApp_Image_2021-03-19_at_09.12.02.jpeg

Abertura do  último dia do Seminário de Docência Superior da UFPI

A abertura da atividade contou com a participação do Reitor Gildásio Guedes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A exposição do tema foi ministrada pelo Professor Mauro Cavalcante Pequeno, da  Universidade Federal do Ceará (UFC) e mediação do Professor Leonardo Ramon Nunes de Sousa, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI).

 

WhatsApp_Image_2021-03-19_at_09.12.37_copy_copy.jpeg

Prof. Mauro Cavalcante Pequeno e  Reitor Gildásio Guedes 

Na abertura da palestra, Gildásio Guedes, deu boas-vindas aos participantes e  ressaltou a importância da parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) . “A UFC foi uma das instituições que contribuíram com orientações fundamentais para as ações de implementação do ensino remoto na UFPI”. O Reitor da UFPI, falou também sobre a necessidade de reflexão sobre os desafios do ensino remoto nos cursos de graduação, dentro dessa nova dinâmica de ensino-aprendizagem remotamente em virtude da pandemia covid-19.

 

WhatsApp_Image_2021-03-19_at_09.34.20.jpegProf. Mauro Cavalcante Pequeno explanando sobre Aprendizagem Ativa

O Prof. Mauro Cavalcante Pequeno, em sua exposição  destacou alguns pontos em torno dos desafios do ensino remoto de acordo com um levantamento da Faculdade de Educação (UFC), entre as maiores questões estão: a preparação dos professores, infraestrutura adequada, preparação dos materiais e o acesso dos alunos no que se refere a equipamentos, conectividade e local de estudo apropriado.

“Nesse contexto de distanciamento social, a proposta do ensino deve se basear no exercício de novas formas de ensinar ressignificando o papel do docente e  evitando as práticas mais tradicionais, ou seja, buscar apresentar os conteúdos através de múltiplas linguagens, mais produtivas, que potencializam  a formação discente no  ensino remoto.” 

O Seminário de Docência Superior da UFPI segue até a tarde desta sexta-feira (19) e pode ser acompanhado por qualquer pessoa no canal do Youtube Ufpi TV.

Confira a programação do evento  nesta sexta (19) :

Dia 19/03/2021 - Sexta-feira

15h às 17h

PALESTRA 7 - "Saúde mental e ensino remoto". Profa. Dra Algeless Milka Pereira Meireles da Silva – Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Mediadora: Profa Dra. Maria Rosalia Ribeiro Brandim – Centro de Ciências da Saúde/PREG/UFPI.

17h às 18h

Fim do conteúdo da página