Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docentes e aluno da UFPI participam 33° Congresso Zootec e são premiados

Docentes e aluno da UFPI participam 33° Congresso Zootec e são premiados

Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2024, 09h13

WhatsApp_Image_2024-05-15_at_10.15.20.jpeg

Comitiva do Piauí participa do Zootec 2024

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi representada, entre os dias 13/05 a 16/05, no 33° Congresso Brasileiro de Zootecnia em Chapecó (Zootec 2024), por seus docentes do Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI), Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPI) e do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE/UFPI — Bom Jesus).

Promovido pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), o Congresso é definido como o maior encontro latino-americano de profissionais da área e tem em vista ser um espaço para troca de ideias, oferta de novos produtos, serviços, atualizações e discussões sobre as temáticas da área. Sua programação variada — contando com palestras, workshops e experiências inovadoras — propôs elevar o patamar do conhecimento zootécnico aos presentes.

Docentes da UFPI compartilham experiências e aprendizados

WhatsApp_Image_2024-05-15_at_09.55.36.jpeg

Prof Daniel Biagiotti Diretor da ABZ Piauí, recebendo o prêmio representando a profa Ana Lucia Teodoro e o aluno Matias Silva 1° Lugar na Olimpíada Brasileira de Zootecnia

O Prof. Daniel Biagiotti, representante do CTT/UFPI, comentou sobre sua participação no evento. Para o docente, o momento é de não apenas reconhecimento, mas também de aprendizado e representação.

“O congresso contou com mais de 800 participantes de todo o Brasil, incluindo palestrantes, e abordou questões relacionadas ao ensino e diretrizes curriculares do curso de Zootecnia, além de discutir a curricularização do ensino na área. Inclusive, eu fui representando alguns coordenadores do curso de Zootecnia no Piauí, por ser Diretor da ABZ — Piauí. Também foram apresentados cases de empresas e suas atuações no mercado de trabalho, resultando em um evento bastante produtivo e enriquecedor.”, afirmou o professor.

Reconhecimento e projeção para o futuro

WhatsApp_Image_2024-05-15_at_09.42.15.jpeg

Entrega do prêmio Zootecnistas do Ano do Estado do Piauí

Para o Prof. Linderberg Sarmento, o evento tomou uma proporção maior ao ser premiado com o “Prêmio Zootecnista do Ano do Estado do Piauí”. O professor destaca o sentimento de conquista.

“Esse resultado é o coroamento do nosso trabalho como Zootecnista Educador, na UFPI, tanto na formação de profissionais voltados para a pecuária, como a geração de conhecimentos na minha área de atuação — ou seja, o melhoramento genético animal. Além disso, em nossos projetos atuamos na difusão de conhecimentos junto a produtores e fazendas do estado e toda região, contribuindo, assim, com o aumento de produção e a melhoria da qualidade de vida dos produtores, resultando na oferta de produtos de melhor qualidade para a sociedade”, salienta.

Além disso, o docente comenta que o significado do prêmio não é individual. Para ele, o prêmio é gratificante, por instigar outros profissionais a continuarem firmes na área de atuação. Outrossim, destaca que todo o reconhecimento é fruto de ações que envolvem um grupo de pesquisa constituído por vários professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação. É um reconhecimento coletivo e multidisciplinar, o que tem gerado bons resultados para a pecuária piauiense.

Somando-se a isso, o Prof. Leandro Gurgel demonstra a realização de ter feito parte do evento e sobre as metas para a próxima edição.

“O Zootec 2024 foi um evento grandioso. Tive a oportunidade de participar da Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia, representando o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Zootecnia do CPCE. Nessa reunião, foram discutidos temas extremamente importantes para a formação do profissional zootecnista — incluindo questões relacionadas ao mercado, regulamentação da atuação profissional e áreas emergentes da zootecnia. Além disso, o Zootec 2024 apresentou palestras técnicas atuais, que serviram como conteúdo complementar para alunos e profissionais de zootecnia de todo o Brasil. A próxima edição será em Salvador, e iremos mobilizar nossos estudantes para participarem das palestras, bem como para apresentarem trabalhos científicos desenvolvidos em nosso campus.”.

Premiações, representatividade e qualidade acadêmica

Além dos docentes citados, também estiveram presentes o Prof. Ricardo Loiola (CCA/UFPI) e o aluno Matias Silva, premiado com o 1º Lugar na Olimpíada Brasileira de Zootecnia.

A participação da UFPI no Zootec 2024 demonstra o compromisso da Instituição com a qualidade acadêmica, a representatividade em eventos importantes da área e o reconhecimento dos seus docentes e alunos no cenário nacional e regional da Zootecnia.