Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promove Seminário de Docência Superior

UFPI promove Seminário de Docência Superior

Teve início na manhã desta quinta-feira (12), o Seminário de Docência Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), tem como objetivo principal receber os professores recentemente contratados e discutir sobre a organização administrativa e pedagógica da Instituição. A solenidade aconteceu no auditório "Professor Luís do Rêgo Monteiro", no Centro de Tecnologia (CT).

Mesa de honra do Seminário de Docência Superior

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Maria do Socorro Leal; a Coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico, Profa. Dra. Rosa Lina Gomes; e Profa. Dra. Maria do Carmo de Sousa Batista, que ministrou a palestra Organização Administrativa da UFPI - Regimento Geral. Avaliação Institucional.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Prof. José Arimatéia ressaltou os avanços da Instituição nos últimos anos, apontando a participação da UFPI no Desafio de Sustentabilidade e na Olímpiada Ibero-Americana de Química, e ainda convidou a comunidade para a realização da solenidade de três anos de gestão. "Nós implementamos um novo modelo de Administração, que se baseia na participação de toda a comunidade acadêmica. A Universidade não é administrada por uma só pessoa, é por todos que fazem a UFPI. Ao longo desses quase três anos, nós criamos a Reitoria Itinerante que tem por objetivo visitar os câmpus fora de sede, ouvir os nossos professores, coordenadores e estudantes, otimizando, portanto, a realização das demandas que são solicita das", frisou.

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa Dra Socorro Leal

Segundo a Professora Socorro Leal, o Seminário é essencial para que o docente possa conhecer as ferramentas que irá utilizar durante o seu ofício. "Considera-se como eixo fundamental do currículo docente, o desenvolvimento de instrumentos intelectuais para facilitar as capacidades de reflexão sobre a prática docente, que cuja meta principal é aprender a interpretar, autoavaliar, compartilhar, compreender e refletir sobre o ensino e a realidade social do profissional", pontuou.

Coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico, Profa. Dra. Rosa Lina Gomes

Para a Professora Rosa Lina Gomes, os dois dias de Seminário apresentarão temas fundamentais para o exercício da docência. "Este Seminário tem como objetivo dar conhecimento da organização institucional, administrativa e acadêmica da UFPI. Refletir sobre a prática docente, analisar procedimentos pedagógicos, discutir a docência no ensino superior, focalizando os saberes e o desenvolvimento profissional", comentou.

Docente empossada para o Campus de Parnaíba, Profa. Leonildes Boa Vista Marques

O Seminário conta com a participação dos docentes recém empossados e dirigidos para os cinco câmpus da UFPI. Segundo a nova professora do curso de Ciências Contábeis e Jurídicas de Parnaíba, Leonildes Boavista Marques, a iniciativa permite situar os novos contratados da Instituição. "Em primeiro lugar trata-se da apresentação da Instituição para nós que estamos ingressando agora, e também é de suma importância pelo fato de acrescentar como os sistemas ao exemplo do SIGAA irão operacionalizar, sem falar da nossa relação com os discentes", destacou.