Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI aprova normas com direitos e deveres dos usuários

HU-UFPI aprova normas com direitos e deveres dos usuários

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realizou, na última quinta-feira (5), solenidade de lançamento das normas operacionais a serem seguidas por usuários, acompanhantes e visitantes.

Superintendente do HU-UFPI ressalta a importância das normas operacionais para a segurança do paciente e para a qualidade da assistência prestada.

As normas traduzem objetivos do hospital universitário e descrevem condições para a garantia do exercício de direitos e deveres dos usuários. Na visão do Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, "o lançamento das normas e seu efetivo cumprimento externam a preocupação do hospital com a segurança do paciente e com a qualidade da assistência prestada".

A Ouvidora do HU-UFPI, Leila Leal, afirma que as normas sistematizam e unificam condutas permitidas ou não no ambiente hospital.

De acordo com a Ouvidora do HU-UFPI e membro do grupo de elaboração das normas, Leila Leal Leite, uma equipe multiprofissional composta de enfermeiros, advogada, psicólogo, administradora, fisioterapeuta, assistente social se empenharam, em um trabalho multidisciplinar, para atender as necessidades dos diferentes setores do HU e traduzi-las em um conjunto de normas.

"Observamos que os pacientes e seus acompanhantes precisavam conhecer como o hospital funciona e, a partir, daí gozar de seus direitos e cumprir seus deveres. Nesse sentido, as normas sistematizam e unificam condutas permitidas ou não no ambiente hospitalar, trazendo, como consequência, melhor qualidade da assistência prestada", ressalta Leila Leal.

Para Manoel Richardson, enfermeiro que faz parte da equipe de qualidade do HU, "as normas esclarecem ao paciente seus direitos e deveres, fazendo com que o paciente usufrua de seus direitos, mas sem prejudicar o outro paciente ao seu lado. O paciente terá consciência de que seus direitos têm limites, pois as normas abrangem informações sobre horário de visita, alimentação permitida e entrada de acompanhantes, por exemplo".

A professora Elaine Moura, docente do Departamento de Enfermagem da UFPI e Chefe da Unidade de Hotelaria do HU-UFPI conta que, mesmo antes do lançamento oficial das normas, houve um processo de sensibilização da comunidade assistida no hospital. "Durante a segunda quinzena de setembro, os estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí participaram de ações de divulgação das normas em diferentes espaços do HU-UFPI. Fizemos um trabalho de sensibilização junto à comunidade do hospital para que usuários, acompanhantes e visitantes pudessem compreender a necessidade das normas para a própria segurança do paciente", afirma Elaine Moura.

Confira  as normas operacionais aqui.