Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI promove III Encontro de Gestantes

HU-UFPI promove III Encontro de Gestantes

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) promoveu, no dia 28 de outubro, o III Encontro de Gestantes, com abordagem de temas de interesse da mulher em fase gestacional, objetivando fornecer informações que possam favorecer a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê. Entre os temas tratados, palestrantes e participantes refletiram sobre o aleitamento materno e o câncer de mama.

"Aproveitamos para tratar do câncer de mama, já que é a temática carro-chefe do mês de outubro, por conta do Outubro Rosa. Além disso, incluímos na programação temas que reúnem dúvidas recorrentes entre as gestantes, assim trazemos tranquilidade a elas nesse momento especial de suas vidas. As gestantes e puérperas, mulheres deram a luz recentemente, falaram sobre suas experiências, medos, dúvidas e expectativas, especialmente sobre amamentação", relata a enfermeira Laís Norberta da Divisão de Enfermagem do HU-UFPI.

O Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que as crianças sejam amamentadas exclusivamente até os seis meses de vida e, de forma complementar, até dois anos de vida ou mais. "Para isso, as mães precisam de apoio e incentivo. Reside nessa questão um dos objetivos do Encontro de Gestantes. Procuramos dar oportunidade às gestantes de participarem de um momento muito rico de troca de experiências, de ajuda, encorajamento mútuos e incentivos. É sempre muito positivo", avalia a enfermeira Anna Gláucia Costa Cruz.
No que se refere à prevenção do câncer de mama, o evento abordou os fatores protetores e de risco para o desenvolvimento da doença, bem como estratégias para diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

O encontro contou com a participação das palestrantes Dra. Karynnae Gabriellae Carvalho, médica ginecologista, e da mastologista e fisioterapeuta Kalynny Matos, consultora em aleitamento materno e doula.

A estratégia de encontros regulares promovidos para gestantes do HU-UFPI foi idealizada pela enfermeira Roxana Mesquita, com a colaboração das enfermeiras Anna Gláucia Costa e Laís Norberta, da Divisão de Enfermagem, além de contar com o apoio da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP).