Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura da VIII Semana de História de Picos

Abertura da VIII Semana de História de Picos

Na última segunda-feira (09), teve início a VIII Semana de História de Picos e II Simpósio de História. O evento, que acontece no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, segue até esta sexta-feira (13). A proposta da Semana Científica tem como tema central "A pesquisa em História: Arquivos, Fontes e Métodos". Além do apoio da UFPI, a edição deste ano conta com parceria da ADUFPI, CAPES e FAPEPI.

Campus de Picos promove Semana e Simpósio de Histíoria

No momento, o evento conta com aproximadamente 300 alunos e professores envolvidos na organização e apresentação de trabalhos acadêmicos. Segundo o Prof. Mairton Celeste, a Semana de História de Picos tem relevância não só para o Piauí, mas também para a região Nordeste. "As atividades desenvolvidas anualmente conferem ao evento uma ampla visibilidade e grande destaque científico. Os profissionais, estudantes e todos os interessados nos temas do evento veem na Semana de História de Picos uma oportunidade única para a apresentação de comunicações orais e exposições de pôsteres, com resultados de pesquisas concluídas e/ou em andamento, participação em minicursos, conferências, oficinas pedagógicas, mostras de história, atividades culturais, dentre outras", frisou.

Além da participação dos alunos do Curso de História de Picos, o evento também teve organização dos membros do Núcleo e Pesquisa e Documentação em História (NUPEDOCH). "A escolha do tema envolvendo a Pesquisa em História e, associado a isso, a formação de uma mesa de discussão com docentes e coordenadores dos programas de Pós-Graduação em História do Maranhão, Ceará e Pará é um estímulo para pensarmos nossos objetos numa perspectiva que privilegie o diálogo", comentou a estudante Nádia Narcisa.