Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CAPES aprova Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFPI

CAPES aprova Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFPI

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou na última terça-feira (03), o Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A previsão é que o programa inicie em março de 2016, ofertando previamente quinze vagas anuais.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, afirmou que os cursos de mestrado são mais uma forma de permitir que a comunidade possa se qualificar sem sair do Piauí, além de possibilitar a disponibilização de pessoal com formação de alto nível para servir não apenas a UFPI, mas a toda sociedade piauiense.

Reitor destaca crescimento dos programas de pós-graduação da UFPI

"A aprovação da APCN (Apresentação de Proposta de Curso Novo) do Mestrado em Gestão Pública é mais um programa a ser disponibilizado para a nossa comunidade. A UFPI, em 2006, contava apenas com 09 programas. Hoje, nós temos 48 programas, dos quais 10 contam com doutorado. Na nossa gestão, a partir de 2013, nós já aprovamos 8 cursos de mestrado e 5 doutorados. Então, a UFPI conta hoje com um leque bastante diversificado, que oportuniza a quase todos os profissionais da nossa Universidade uma opção de pós-graduação, que agora está sendo também oferecida para os servidores técnico-administrativos. Através de uma resolução criada no início deste ano, determinamos que cada programa nosso ofereça pelo menos 20 por cento das vagas para nossos servidores. Além disso, estamos trabalhando com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) na construção de um convênio de um curso de mestrado somente para os nossos servidores técnico-administrativos. Dessa forma, a UFPI está ampliando seus programas de pós-graduação, oferecendo oportunidade a quase todo o seu corpo docente e técnico-administrativo de fazer o mestrado sem precisar sair de Teresina", afirmou o Reitor.

Para o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha, é satisfatório informar à comunidade as novas aprovações de programas de pós-graduação da UFPI. "Recebemos com muita satisfação a notícia da aprovação de mais um curso de mestrado para a UFPI. Esse curso é um Mestrado Profissional em Gestão Pública. Ele difere um pouco do mestrado acadêmico, porque o mestrado profissional é destinado a um público que já é profissional em determinadas áreas de atuação no seu campo de trabalho. Nós entendemos que a gestão pública é bem abrangente. Pelas normas da CAPES, que é quem aprova e regulamenta os cursos de pós-graduação no Brasil, o curso é aberto à comunidade de um modo geral, mas é lógico que quando nós pensamos na elaboração desse projeto, junto com uma equipe de professores do CCHL, da área de Humanas, nós pensamos também na qualificação do nosso quadro de servidores técnico-administrativos. Isso porque existe uma demanda muito grande dos nossos servidores em fazer cursos de mestrado e essa área de gestão pública com certeza é uma área de interesse de muitos deles", frisou.

Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha

Segundo o Prof. Dr. Paulo Ramalho, Coordenador de Pós-Graduação, o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública em nível de mestrado profissionalizante tem uma área de concentração denominada Gestão Pública para o Desenvolvimento Regional, constituída por duas linhas de pesquisa: Instituições e Políticas Públicas; e Organizações e Desenvolvimento Regional.

"Esse programa é voltado basicamente para as questões institucionais e regionais. O que é mais interessante nesses mestrados profissionais é que diferente dos mestrados acadêmicos, que possuem o objetivo de formar profissionais mais voltados para a academia, para a pesquisa e docentes universitários, o mestrado profissional visa qualificar pessoas que já estejam inseridas no mercado de trabalho e que possam atender de imediato o público. A aprovação desse programa de pós-graduação é um marco no nosso estado, pois no envio da proposta já foram feitas parcerias com instituições públicas, e com certeza outras instituições nos procurarão para estabelecer novas parcerias. Dentro da UFPI, o que é mais interessante, é que nós iremos ter a oportunidade de ter um curso nosso, para treinarmos, principalmente, o nosso corpo técnico-administrativo", destacou o Prof. Dr. Paulo Ramalho.

Prof. Dr. Paulo Ramalho, Coordenador de Pós-Graduação

Para Ulisses de Carvalho Meireles, técnico-administrativo da UFPI há sete anos, lotado na Diretoria de Administração Acadêmica (DAA), o mestrado é uma possibilidade de crescimento dos servidores. "O mestrado tem uma importância muito grande, porque é uma forma de crescimento dentro da Instituição, tanto do quadro como pessoal, e também nos dá a oportunidade de novas conquistas, de uma ascensão do cargo que ocupo hoje, possibilitando fazer também um novo concurso dentro da Instituição, para professor, para nível superior. O mestrado é uma luta dos servidores e também uma proposta de campanha do Prof. Arimatéia que está se concretizando e que nós estamos recebendo com muita satisfação", disse.

Ulisses de Carvalho Meireles, técnico-administrativo da UFPI

Em 2014 a UFPI teve dois cursos de mestrados profissionais aprovados pela CAPES, nas áreas de Saúde da Mulher e de Artes, Patrimônio e Museologia. Outras propostas de cursos foram encaminhadas em 2015 e estão aguardando aprovação. São os mestrados acadêmicos em Engenharia Elétrica; Zoologia, que será ofertado pelo campus de Floriano; Biociência e Promoção da Saúde; e o Mestrado Profissional em Educação a Distância. A UFPI aguarda também aprovação para a implantação de mais cursos em rede, os Mestrados Profissionais em Administração Pública (PROFIAP), em Filosofia (PROF-FILO) e um Doutorado em Jornalismo.