Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Trabalho realizado no HU-UFPI conquista 1º lugar no Congresso Riopharma

Trabalho realizado no HU-UFPI conquista 1º lugar no Congresso Riopharma

O trabalho intitulado "Experiência de implantação de um serviço de atenção farmacêutica a portadores de doenças inflamatórias intestinais em um hospital universitário", conquistou o primeiro lugar no 8o. Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas, realizado no Rio de Janeiro, em outubro.

A produção integra um projeto maior intitulado "Acompanhamento farmacoterapêutico a portadores da doença de Crohn: implantação de um Programa de Atenção Farmacêutica" e é coordenado pela Chefe da Unidade de Farmácia Clínica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e professora do Curso de Farmácia da UFPI, Dra. Hilris Rocha e Silva, e pelo Dr. Rivelilson Mendes de Freitas, professor do Departamento de Farmácia da UFPI, com colaboração do Prof. Dr. Luciano da Silva Lopes, professor do departamento de Bioquímica e Farmacologia da UFPI.
O projeto está cadastrado, desde 2013, na Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e, ainda, junto ao Hospital Universitário, por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa.

O trabalho foi apresentado pelo farmacêutico Iwyson Henrique, estagiário do projeto entre 2013 e 2014 e hoje farmacêutico colaborador, e, também, pela farmacêutica Roberta Rocha, que hoje é residente da Residência Multiprofissional em Farmácia ofertada do HU-UFPI.

Atualmente, fazem parte do projeto dois alunos de mestrado que são farmacêuticos do HU-UFPI, quatro estagiários do Curso de Farmácia da UFPI e os farmacêuticos da Unidade de Farmácia Clínica do HU-UFPI.

O trabalho apresentado no 8o. Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas dividirá o prêmio de 7 mil Reais com outro estudo, uma pesquisa de profissionais de Minas Gerais.

De acordo com a Dra. Hilris Rocha e Silva, o objetivo do trabalho é o relato da experiência de implementação do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico (AFT) a portadores de doença de Crohn e retocolite ulcerativa em projeto de atenção farmacêutica desenvolvido pela Unidade de Farmácia Clínica (UniFaClin) de um hospital universitário, centro de infusão imunobiológico, referência no tratamento de doenças inflamatórias intestinais.

Ela explica, ainda, que a premiação do trabalho ocorreu em uma acirrada disputa que contou com mais de 466 trabalhos inscritos. Os artigos poderiam abordar mais de 40 assuntos distintos, como farmácia clínica, toxicologia, cosméticos, fitoterápicos e doenças negligenciadas. Os trabalhos aprovados serão publicados na Revista Brasileira de Farmácia (RBF). A lista com os vencedores foi divulgada no último dia do Congresso Riopharma, pela comissão científica. Durante os três dias do evento, os 389 trabalhos aprovados foram expostos nos corredores do Centro de Convenções SulAmérica, onde aconteceu o 8º Congresso Riopharma, no Rio de Janeiro.

Trabalho premiado exposto no 8o. Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas, realizado no Rio de Janeiro.

Atuais estagiários do projeto com a residente Roberta Rocha