Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Centros Acadêmicos realizam debate Políticas Públicas para a Cultura

Centros Acadêmicos realizam debate Políticas Públicas para a Cultura

Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (23), A Mesa "Políticas Públicas para a Cultura". O debate faz parte das atividades da Mostra dos Centros Acadêmicos (MOSCA) e tem por objetivo discutir os desenvolvimentos de projetos no campo cultural.

Participaram da Mesa, Hildegarda Sampaio, professora do Curso Técnico em Dança do Estado do Piauí (PRONATEC) e Delegada Regional da Setorial de Dança; Datan Izaká, Diretor Geral da Escola de Dança do Estado do Piauí Lenir Argento e Diretor e Curador do JUNTA - Festival de Dança Contemporânea (THE/PI); Jacob Alves, artista residente do Galpão do Dirceu e, como mediadora, a Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rego, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFPI).

O debate procurou discutir os projetos desenvolvidos no campo cultural

Segundo a Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rego, é preciso ter consciência de que o campo cultural é um campo de máxima importância. "Em todas as nações do mundo a cultura é hoje um grande motor de desenvolvimento, esclarecimento e educação. Através de uma política pública que tenha acessibilidade e inclusão cultural, podemos mudar uma nação. Meu enfoque será o caráter necessário da democratização, no sentido de que temos que deixar todo o escopo cultural de todas as manifestações disponíveis para que as pessoas possam ter acessibilidade, que é um direito de não somente consumir um produto, mas também de produzir cultura e fazer com que o que você produza circule nacionalmente", destaca.

Para Hildegarda Sampaio, professora do Curso Técnico em Dança do Estado do Piauí (PRONATEC), o momento em que vivemos pede urgência nos diálogos, principalmente na formulação de políticas. "Nós já finalizamos uma etapa muito importante na elaboração da formação do Conselho Nacional de Cultura , onde foram eleitos os delegados regionais de cada setorial de cultura. Então, o que percebemos é que, com é um esclarecimento maior da classe artística, há uma necessidade de discutir formações necessárias, como a busca por formação qualificada e organização das classes, por exemplo. Cada participante tem uma vivência especifica dentro de sua área e observa a temática de uma ótica diferente. Meu foco são crianças e adolescentes. E, dentro do ambiente escolar, vejo a acessibilidade como uma ação capaz de gerar oportunidades de acesso às crianças".

Hildegarda Sampaio, professora do Curso Técnico em Dança do Estado do Piauí

Segundo Ana Paula Diniz, estudante do sétimo período de Comunicação Social, é necessário entender e discutir os problemas enfretados pelos artistas. "Como parte da programação, achamos importante trazer este debate pois o tema dessa edição do MOSCA foi cultura piauiense, em alusão ao dia 19 de outubro, em que se comemora o Dia do Piauí. Procuramos dar importância ao tema através de um teor científico e discutindo questões como os problemas dentro das políticas publicas que afetam a vida dos artistas em geral", conta.

Ana Paula Diniz, estudante do sétimo período de Comunicação Social

O MOSCA é organizado pelos Centros Acadêmicos de Comunicação Social, Música, Moda, Desing e Estilismo e Artes Visuais. O evento aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de outubro e ofereceu, além das mesas de debates, oficinas de poesia, customização de camisetas, fotografia, edição de fotos, oficina de canto em Coral e Mostra de Cinema.