Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promove solenidade de encerramento da XX OIAQ

UFPI promove solenidade de encerramento da XX OIAQ

Aconteceu na tarde deste domingo (13), o encerramento da XX Olimpíada Ibero-Americana de Química, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Estiveram presentes na cerimônia de encerramento, o Reitor da UFPI e Presidente do Evento, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Química, Prof. Dr. Sérgio Melo; e o Secretário de Fazenda do Estado do Piauí e ex-participante das Olimpíadas de Química, Rafael Fonteles.

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI e Presidente do Evento

Segundo o Reitor da UFPI e Presidente do Evento, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a troca de experiências com pessoas de outros países não serviu apenas como enriquecimento cultural, mas também para mostrar a excelência da UFPI no Estado. "Essa experiência contribuiu para que os diversos países participantes pudessem conhecer não só Teresina, como saber que no Estado do Piauí também temos uma cultura imensa e também uma Universidade de grande porte", afirma.

Rafael Fonteles, Secretário de Fazenda do Estado do Piauí e ex-participante das Olimpíadas de Química

Para Rafael Fonteles, Secretário de Fazenda do Estado do Piauí e ex-participante das Olimpíadas de Química, esse foi o evento mais importante da sua vida acadêmica e profissional. "De todas as olimpíadas que já participei, essa foi o maior celeiro de oportunidades e, inclusive, muitos dos próximos líderes nascerão dessas olimpíadas. Por se tratar de trocas de experiência com outros jovens com culturas diferentes, nos fazem ter grande aprendizado, sonhar mais alto e brilhar ainda mais", comenta.

Prof. Dr. Sérgio Melo, Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Química

De acordo com o Prof. Dr. Sérgio Melo, Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Química, o evento demonstra uma grande importância na formação de jovens e profissionais. "Muitos que passaram por essa olimpíada, hoje estão em grandes universidades do mundo. Todos que hoje estão aqui já são vencedores, pois já se destacou em seu país, o que demonstra o talento de cada um", observa.

Delegação brasileira na XX OAIQ

O evento foi realizado pela segunda vez na UFPI. A abertura ocorreu no dia 06 de setembro e recebeu estudantes de 15 países, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de jovens talentos no estudo da Química e criar um espaço propício para fomentar a cooperação, o entendimento e o intercâmbio de experiências entre os países.

Estiveram presentes delegações de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, Venezuela, incluindo o Brasil. São 28 mentores, 55 estudantes e 6 observadores, que foram hospedados em Teresina, sob a responsabilidade dos organizadores da XX OIAQ.

Confira mais fotos:

Confira o quadro de medalhas: