Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Liga Acadêmica de Cardiologia realiza ação no HU-UFPI
Início do conteúdo da página

Liga Acadêmica de Cardiologia realiza ação no HU-UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Dr. Carlos Eduardo Lima e membros da Liga Acadêmica de Cardiologia

A Liga Acadêmica de Cardiologia (LACOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou ontem (18) uma ação educativa no Hospital Universitário (HU), objetivando prestar informações à população sobre as formas de prevenção e tratamento da hipertensão arterial.

A atividade faz parte do projeto de extensão intitulado "Eu sou 12 por 8", coordenado pelo Dr. Carlos Eduardo Lima, professor de Cardiologia do Curso de Medicina da UFPI. A ação envolveu os alunos de graduação, que integram a LACOR, além de profissionais da área de saúde que atuam no HU-UFPI, como nutricionistas e educadores físicos.

O Dr. Carlos Eduardo explica que a hipertensão arterial é um fator de risco para doenças cardiovasculares. "Mesmo naqueles indivíduos assintomáticos, a hipertensão arterial pode ser um fator de mortalidade decorrente de doenças cardiovasculares, por isso é de indiscutível relevância ações que alertem a população, prestando esclarecimentos e fornecendo informações que poderão evitar a hipertensão arterial".

Durante a atividade, realizada na área externa ao HU-UFPI e que contou com a participação de centenas de pessoas, os membros da LACOR realizaram procedimentos referentes à coleta de dados objetivos, como medidas de pressão arterial (duas tomadas), aferição de peso, altura e circunferência abdominal. De posse dos dados, medidas preventivas ou orientações, como a indicação de busca de um especialista, foram passadas.

A coordenadora da LACOR e aluna do 8º. período do Curso de Medicina da UFPI, Saara Kendele de Almeida Ramos Lima, destacou que "a hipertensão arterial é uma doença assintomática e, por isso, as pessoas têm dificuldades de identificar a necessidade de busca por tratamento. Daí a necessidade de realização de atividades que prestem esclarecimentos à população".

A vigilante Rita Mercê Pereira participou da ação realizada pela LACOR no Hospital Universitário e ressaltou que a prestação de serviços desta natureza auxilia a população na adoção de medidas preventivas. "Sou hipertensa e já estou em tratamento, por isso sei bem da importância dessas medidas preventivas. Achei muito interessante o que os profissionais estão realizando aqui", afirmou.

A atividade idealizada pela Liga Acadêmica de Cardiologia foi motivada para marcar o Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no último dia 17.

Sobre a hipertensão arterial - De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a hipertensão arterial, usualmente chamada de pressão alta, é identificada com a aferição da pressão igual ou maior que 14 por 9, sistematicamente. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.

10 Mandamentos contra a pressão alta
(Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão)

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

2. Pratique atividades físicas regularmente.

3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e com mais frutas, verduras e legumes.

5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

6. Abandone o cigarro.

7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

10. Ame e seja amado.

Fim do conteúdo da página