Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Semana de Química inicia suas atividades

Semana de Química inicia suas atividades

Entre os dias 18 e 21 de maio, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza a Semana Acadêmica de Química. O evento é promovido pelos formandos em Química, do período 2015.1, em parceria com a Coordenação do Curso de Química. Com o tema "Química integrada à Educação, Indústria e Pesquisa", o evento tem por objetivo aproximar a Química de áreas correlatas, além do desenvolvimento da capacidade de produção e aquisição de novos conhecimentos, visando avaliar o estado da arte em que a Química se encontra como ciência nos dias atuais.

As atividades da Semana foram iniciadas na noite de ontem (18), com abertura realizada no Auditório do curso de Biologia. O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, que há 37 anos é docente do Departamento de Química, relembrou sua trajetória no Departamento e frisou a importância da realização de eventos para a troca de conhecimentos.

"É um prazer imenso estar aqui como dirigente máximo desta Instituição e também como professor do Departamento de Química. Sou professor deste Departamento há 37 anos, comecei a dar aula em 1978, e desde então exerci alguns cargos no Departamento. Fui Chefe de Departamento, Coordenador do curso de graduação em Química, Coordenador da Pós-graduação em Química, Diretor do CCN, Pró-Reitor, até chegar à Reitoria. E sempre tenho apoiado todos os eventos que possibilitem o intercâmbio dos estudantes da nossa Universidade com estudantes de outras instituições. É muito importante esse intercâmbio, essa troca de experiências, e isso irá fazer um grande diferencial na formação dos nossos estudantes", afirmou o Reitor.

Reitor da UFPI participa da abertura da Semana de Química

A Diretora do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Profa. Dra. Maria da Conceição Lage, parabenizou os organizadores do evento pelo desempenho ao longo de todo o processo de realização do evento. "Eu sou testemunha da luta da Comissão Organizadora deste evento que se empenhou ao máximo para promovê-lo. Realmente nós sabemos que neste momento de troca de experiência nós temos a oportunidade de crescer. Então eu quero dar as boas-vindas aos estudantes, profissionais da nossa Instituição e de outras universidades que estão aqui presentes", destacou.

Profa. Dra. Maria da Conceição Lage parabeniza equipe pela realização da Semana

O Chefe do Departamento de Química, Prof. Dr. Edivan Carvalho Vieira, convidou os estudantes do curso a continuarem engajados na realização de eventos como este. "Nos últimos anos, nós temos uma turma que vem trabalhando muito e alguns destes alunos já são concluintes do Curso. Então eu quero fazer um convite aos estudantes que continuam conosco a dar sequência a este trabalho, porque ele é necessário. Organizar um evento é algo que requer muita responsabilidade, mas com o empenho de vocês e o apoio do nosso Departamento conseguiremos realizar outros importantes congressos", ressaltou.

Prof. Dr. Edivan Carvalho Vieira, Chefe do Departamento de Química

Segundo a Profa. Dra. Naise Mary Caldas, Coordenadora do curso de Química, a coordenação do curso estará sempre à disposição para apoiar alunos e professores na realização de projetos que visem promover conhecimento. "Quero agradecer a todos os envolvidos, a todos que contribuíram para a realização desta Semana de Química. Acompanhei o esforço de todos e tenho certeza que teremos uma semana muito produtiva", disse.

Profa. Dra. Naise Mary Caldas, Coordenadora do curso de Química

A programação dos três dias de evento conta com palestras, mesas-redondas e minicursos.

Participantes durante abertura do evento