Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pibid de Artes Visuais realizará exposição sob o olhar de autistas

Pibid de Artes Visuais realizará exposição sob o olhar de autistas

Alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Artes Visuais, em parceria com Associação de Amigos dos Autistas (AMA), realizará a exposição "A arte de se fazer arte: sob o olhar do autista", entre os dias 11 a 15 de maio, na Biblioteca Central da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento será coordenado pelo Prof. Dr. Odailton Aragão e trata-se de uma atividade de reinvenção pictórica das obras de Candido Portinari desenvolvidas nas salas de atendimento de Artes visuais.

Segundo o professor Odailton Aragão, a exposição trata-se de uma atividade de artes visuais como ferramenta desencadeadora da sensibilização estética e produção artística da releitura de várias obras de Candido Portinari. "As Artes visuais facilitam a comunicação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista - TEA e o mundo, possibilitando o desenvolvimento da criatividade e estimulando sob diferentes maneiras as capacidades de dialogar com as imagens através do legado artístico visual, neste caso as obras de Arte", explica Odailton.

Ainda de acordo com o professor, a escolha do artista Candido Portinari foi fundamental para o projeto, pois a obra do pintor tem elementos visuais considerados importantes para o desenvolvimento da pessoa com TEA. "Na obra: ‘Meninos soltando pipas', ressaltamos o benefício da mesma por servir de ferramenta mediacional interpretativa e com possibilidade de desenvolvimento da imaginação e da fantasia, estimulados através das vivências com as reinvenções da produção artística pelas pessoas com TEA", informa o professor.

As telas foram produzidas por dez integrantes da Associação de Amigos dos Autistas (AMA).