Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Doutorado em Alimentos e Nutrição da UFPI é aprovado pela CAPES

Doutorado em Alimentos e Nutrição da UFPI é aprovado pela CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) conseguiu aprovar a proposta de criação do Doutorado na área de Alimentos e Nutrição. Com esse Doutorado, a UFPI oferta agora nove Cursos de Doutorado e 35 Cursos de Mestrado. O PPGAN atualmente é composto por professores dos Departamentos de Nutrição, Educação Física, Fisiologia e Biofísica e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos (NUEPPA) da UFPI, além de professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e pesquisadores da EMBRAPA.

Prof.ª Dr.ª Regilda Saraiva, Coordenadora do PPGAN

Para a Coordenadora do PPGAN, Prof.ª Dr.ª Regilda Saraiva, a aprovação é resultado do trabalho desenvolvido em nível de Mestrado pelo Programa. "Esse Mestrado começou em 2009. Nós começamos com uma especialização, em que tivemos duas turmas, e a partir dessas turmas de especialização nós partimos para propor o Mestrado, que atualmente é conceito quatro pela CAPES, de acordo com a última avaliação no triênio 2010-2012", destaca a coordenadora do PPGAN.

Prof.ª Dr.ª Karoline Frota, Subcoordenadora do PPGAN

A Subcoordenadora do PPGAN, Prof.ª Dr.ª Karoline Frota afirma que o Doutorado em Alimentos e Nutrição da UFPI é uma oportunidade aos estudantes da área que querem ingressar na carreira acadêmica. "Antes as pessoas tinham que se deslocar do Piauí para fazer Doutorado fora. E esse Doutorado na UFPI possibilita os alunos de se qualificarem sem precisar sair do Estado", declara a Subcoordenadora do PPGAN.

O Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da UFPI, além de desenvolver pesquisas, também é focado na inserção social. "Além de professores que já produziram livros para ensino básico sobre a educação alimentar, nós também temos pesquisadores que trabalham com alimentos e sempre procuram pesquisar sobre produtos regionais para agregar valor e dar visibilidade a esses alimentos", destaca a coordenadora do PPGAN, Prof.ª Dr.ª Regilda Saraiva. O diagnóstico de peso e obesidade em estudantes pré-escolares, diagnóstico de saúde e nutrição da população local e a caracterização sensorial da cajuína, são exemplos de algumas pesquisas já desenvolvidas pelo PPGAN.

A previsão para início da seleção para o Doutorado em Alimentos e Nutrição é para o segundo semestre de 2015.