Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > X Congresso Piauiense Científico começa hoje (29) com a I Mostra de Dança

X Congresso Piauiense Científico começa hoje (29) com a I Mostra de Dança

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia o 10º Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física (FIEP). O evento terá início nesta quarta-feira  (29) e segue até o dia 02 de maio, no Setor de Esportes da Instituição.

Segundo o Coordenador José Carlos dos Santos, a mostra tem por objetivo estabelecer uma relação dos profissionais de Educação Física das várias instituições de ensino superior do Piauí que já trabalham com a modalidade e promover a cooperação técnica e didática entre os profissionais e estudantes das instituições de ensino e as diversas áreas do conhecimento, por meio da consolidação da atividade física, recreativa, social e inclusiva de várias gerações.

Entre as inovações deste ano, está a I Mostra de Dança, voltada para toda população universitária e profissionais de Educação Física que vivenciam a dança em escolas e universidades, podendo ser apresentada em modalidade solo, duo, trio e em conjuntos dos mais variados estilos, como balé, clássico livre, contemporânea, popular, urbana, jazz e sapateado. O tempo máximo por coreografia é de oito minutos por cada trabalho apresentado e poderão participar até 30 grupos.

Professor com turma no Congresso realizado em 2014

Podem participar da mostra, profissionais e estudantes de Pedagogia, Educação Física, Fisioterapia, Educação, Nutrição, Turismo, Educação Artística, além de técnico desportivo, bailarino, dançarino, personal ou que atua em áreas afins de qualquer instituição.

O Congresso também contará com 15 cursos, que serão ministrados nos quatro dias do evento, nos turnos da manhã, tarde e noite e, serão ministrados por professores pesquisadores com a mais alta formação e experiência em suas atividades.

Os congressistas podem se inscrever em mais de um curso, de acordo com suas áreas afins e possibilidades. Um dos cursos também abordará a dança, enfocando o corpo e os movimentos.

Alunos participam do curso de dança

Os cursos ofertados no Congresso:

Curso 1: Avaliação física, funcional e genética aplicado às Academias de ginástica e saúde; Curso 2: Natação: os primeiros contatos de bebês e crianças pequenas no meio líquido; Curso 3: Avaliação e prescrição do exercício para autonomia e independência do idoso; Curso 4: Recreação e as múltiplas linguagens; Curso 5: Atividade física na infância e adolescência; Curso 6: Educação física escolar: jogando, brincando e dançando com criatividade e ludicidade; Curso 7: Nutrição desportiva; Curso 8: Hidroginástica para grupos especiais. Atividades aquáticas, vencendo limitações osteo e neuromusculares; Curso 9: Dança Escolar: o corpo, o movimento e a aprendizagem; Curso 10: Crescimento Muscular: exercício e nutrição; Curso 11: "Ritmos total": um jeito diferente para dançar em academias; Curso 12: Metodologia de ensino básica ao badminton moderno; Curso 13: Obesidade e emagrecimento; Curso 14: A prática de libras-língua brasileira de sinais na atualidade profissional e Curso 15: Dopping no esporte.

A programação completa e as novidades para esta edição comemorativa do congresso estão disponíveis no site: www.fiep-pi.com.br