Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Atividade educativa na UFPI lembra Dia da Segurança e Saúde no Trabalho

Atividade educativa na UFPI lembra Dia da Segurança e Saúde no Trabalho

As Professoras Dra. Márcia Astrês Fernandes e Dra.Márcia Teles de Oliveira Gouveia, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, organizaram atividade educativa dirigida aos trabalhadores da Instituição em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Segundo uma das organizadoras da atividade, a Profa. Dra. Márcia Astrês Fernandes, o objetivo do evento é promover a conscientização sobre a importância da adoção de práticas preventivas seguras e saudáveis no ambiente de trabalho para evitar acidentes e contribuir para a redução dos índices alarmantes que tanto preocupa a Saúde Pública Brasileira.

As Professoras Dra. Márcia Astrês Fernandes e Dra. Márcia Teles de Oliveira Gouveia com os estudantes

"Oportunizar aos discentes a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos na prática, bem como disseminar junto à comunidade os ensinamentos relativos aos métodos e procedimentos legais para a preservação, a promoção e a proteção da saúde do trabalhador, é importante para a realização dessa atividade, especialmente em datas como a de hoje em que também se faz alusão à memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho", enfatizou a professora Márcia Astrês.

Além dos trabalhadores, a atividade envolveu os estudantes de graduação da disciplina Enfermagem e a Saúde do Trabalhador e os estudantes da Pós-Graduação que integram o Grupo de Estudos em Saúde do Trabalhador, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar Humano e Enfermagem- NEPECHE.

A estudante de enfermagem Jessyca Sterllany, participante do movimento, destacou que a atividade é importante para os profissionais e para os estudantes. "Muitos trabalhadores ainda desconhecem seus direitos, conduta, riscos, etc. Além disso, o evento nos coloca em maior contato com a prática da disciplina e, assim, pudemos orientar esta comunidade para a importância da redução dos acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de orientá-los quanto à prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho", disse a estudante.

A professora Márcia Astrês revela, ainda, que recentemente, a Organização Internacional do Trabalho (OIT, 2013) estimou que 2,34 milhões de pessoas morrem todos os anos em virtude de acidentes e doenças relacionados com o trabalho, sendo 2,02 milhões (86,3%) causados por doenças profissionais e 321 mil em consequência de acidentes de trabalho. "São 6.300 mortes diárias relacionadas ao trabalho, 5.500 causadas por doenças profissionais, números esses inaceitáveis segundo a OIT, os quais indicam que ações devem ser intensificadas em busca do trabalho decente", explicou a professora.

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

No dia 28 de abril, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, por meio da Lei n° 11.121 de 2005, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. No mesmo dia e mês de 1969 aconteceu uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matando 78 mineiros. Neste dia, são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes.