Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Vice-Presidente da FIOCRUZ se reúne com a Administração Superior da UFPI

Vice-Presidente da FIOCRUZ se reúne com a Administração Superior da UFPI

A Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Nísia Trindade Lima, reuniu-se na tarde da última quarta-feira (22), com a Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A reunião ocorreu no Salão Nobre da Reitoria e teve por objetivo traçar ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2015 até meados de 2016, possibilitando uma agenda de trabalho da FIOCRUZ junto a UFPI.

Vice-Reitora da UFPI, Prof. Dr. Nadir Nogueira

A Vice-Reitora da UFPI, Profª Drª Nadir Nogueira, ressaltou a importância da visita da Vice-Presidente em Teresina. "Como interlocutora da UFPI junto a FIOCRUZ, nós percebemos a importância da visita para esse contato mais próximo. Agora teremos também em pauta a discussão para a efetivação do doutorado em Saúde Pública, já apresentada em outro momento e que agora é preciso fazer uma definição de edital e de linha de pesquisa", afirmou.

Segundo Nadir Nogueira, a UFPI já possui três (3) programas de Pós-Graduação em nível de Mestrado fruto da parceria com a FIOCRUZ, que são: o mestrado em Medicina Tropical, e os mestrados profissionais em Epidemiologia de Doenças Relacionadas à Pobreza e o mestrado em Saúde da Família, além de mais de 50 projetos. Para ela, outro aspecto importante, proposto na reunião, foi a realização de um evento em 2016, para que seja demonstrado à sociedade projetos realizados e a contribuição efetiva da FIOCRUZ/UFPI em diagnósticos e perspectivas de contribuição para melhoria dos indicadores de saúde no Estado do Piauí.

Vice-Presidente da FIOCRUZ, Nísia Trindade

Para Nísia Trindade, Vice-Presidente da FIOCRUZ, a importância da relação entre as duas instituições é fundamental para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e saúde no Estado do Piauí. De acordo com ela, "essa parceria potencializa aquilo que nós temos como tradição de pesquisa e ensino, o que a universidade também tem no Estado", disse.

FIOCRUZ Piauí

O projeto da FIOCRUZ no estado prevê, por meio de parcerias locais, regionais e federais, o desenvolvimento de estudos sobre biomas, doenças infecciosas, saúde materno-infantil e saúde do trabalhador, entre outros campos, além do desenvolvimento de diferentes programas de formação e ensino direcionados às demandas do Piauí.

A realização de seminários com lideranças locais e grupos de pesquisa para subsidiar a implantação da unidade e a identificação das principais ações de cooperação, já existentes e potenciais, entre a FIOCRUZ e as instituições e grupos de pesquisa piauienses são algumas das ações em andamento. Desde 2013, estão em andamento duas turmas de mestrado voltadas para a formação de quadros: Mestrado Profissional "Epidemiologia das Doenças Transmissíveis com Ênfase às Relacionadas à Pobreza" e Mestrado Acadêmico "Medicina Tropical".