Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Profissionais do HU participam do I Treinamento em Proteção Radiológica

Profissionais do HU participam do I Treinamento em Proteção Radiológica

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) está realizando hoje (27), nos turnos da manhã e da tarde, o I Treinamento em Proteção Radiológica.

O treinamento, ministrado pelos físicos Leonardo A. de Andrade e Mauro Wilson O. da Silva, é dirigido a médicos, enfermeiros, residentes, técnicos em radiologia e técnicos em enfermagem que atuam no hospital.

O radiologista Dr. Vinícius Carvalho, Chefe da Unidade de Imagem do HU-UFPI, destaca a importância do treinamento. "Considerando que esses profissionais estão ocupacionalmente expostos à radiação ionizante, o curso, que será anual, visa capacitar e atualizar esses profissionais quanto à sua própria segurança bem como a dos pacientes", afirmou.

Proteção radiológica - Os seres humanos estão expostos diariamente aos efeitos das radiações ionizantes. Estas radiações podem ser de origem natural ou artificial. Quanto às radiações oriundas de fontes artificiais, há necessidade de controle seus efeitos, estando, neste aspecto, o importante papel da proteção radiológica.
Segundo a norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a proteção radiológica envolve um conjunto de medidas que visam à proteção do ser humano, seus descendentes e do meio ambiente contra possíveis efeitos indevidos causados por radiação ionizante