Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Realizada abertura de cursos de extensão do COMFOR/UFPI

Realizada abertura de cursos de extensão do COMFOR/UFPI

Aconteceu na manhã de hoje (27), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a abertura dos cursos de extensão em "Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas" e "Ensino de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social", ambos realizados pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (COMFOR/UFPI).

Mesa de honra do evento

A mesa de abertura foi composta pela Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; representando a Pró-Reitoria de Extensão (PREX), o Prof. Dr. Gregório Viana; representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Prof.ª Dr.ª Rosa Lina Pereira; Coordenadora do COMFOR, Prof.ª Dr.ª Mária Glória Moura; Coordenadora do Curso de Extensão em Ensino de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, Prof.ª Dr.ª Djanira Lopes; Coordenadora do Curso de Extensão em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, Prof.ª Dr.ª Belisa Melo; Secretário de Educação do Município de Altos, Francisco das Chagas Araújo Fontenele e a Secretária de Educação do Município de Cocal, Raimunda Carvalho de Albuquerque. Estiveram presentes durante a cerimônia de abertura as Secretárias de Educação dos Municípios de Buriti dos Lopes e de Caxingó, Nilma Val Romão e Elizabeth Sobrinho, além de professores das cidades contempladas pelos cursos de extensão.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

Durante a solenidade, a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, enfatizou os esforços da Administração Superior para levar conhecimento e formar pessoas através da educação. "Nós ampliamos o diálogo não só com os professores, mas também com os gestores da educação básica, e identificamos a necessidade de criar essa rede de atenção à educação básica, envolvendo gestores, executores do projeto e principalmente os professores", destacou.

Coordenadora do curso, Prof.ª Me. Djanira Lopes

O Curso de "Ensino de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social" é voltado para os municípios de Campo Maior, Altos, Alto Longá, Pedro II, Piripiri e Parnaíba. "Esse curso tem como objetivo proporcionar a formação de professores da rede pública de ensino, dando subsídios para que eles possam trabalhar na modalidade de ensino de jovens e adultos", afirma a Coordenadora do curso, Prof.ª Me. Djanira Lopes.

Prof.ª Me. Belisa Melo

A Coordenadora do curso de "Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas", Prof.ª Me. Belisa Melo, destaca que o objetivo do curso é capacitar os profissionais de escolas públicas a trabalhar coletivamente com a prevenção ao uso de drogas. "Os municípios que foram contemplados são municípios que estão em situação de vulnerabilidade social, principalmente com a alta prevalência do consumo de drogas que está disseminado dentro das escolas de educação básica. Nós identificamos que os professores tem essa dificuldade de abordagem para lidar e direcionar os alunos e tem essa necessidade de capacitação", finaliza.