Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI é parceira do I Fórum de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Parnaíba
Início do conteúdo da página

UFPI é parceira do I Fórum de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Parnaíba

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é parceira e patrocinadora do I Fórum de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Parnaíba. Em razão da grave situação na gestão de recursos hídricos no país e, em especial, no estado, a  Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoverá, entre os dias 25 e 27 de março, o Fórum sobre Recursos Hídricos da Bacia do Rio Parnaíba. O evento, realizado em parceria com o Instituto CO2 Zero, reunirá especialistas, pesquisadores e cientistas com opiniões distintas sobre temas ligados à área.

"Nosso objetivo é, a um só tempo, discutir os problemas atualmente vivenciados e apontar soluções para a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Parnaíba, principal manancial hídrico do Piauí, como forma de garantir às gerações futuras o acesso a água de qualidade, bem essencial à manutenção da vida. Precisamos envolver a sociedade piauiense nesse debate, pois ela será a maior beneficiária da revitalização do Velho Monge", explica o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães.

Durante o evento, serão debatidos temas como a Política Nacional de Recursos Hídricos, saneamento básico, recuperação das nascentes,  do Rio Poti, energias renováveis, educação ambiental, sustentabilidade, gestão de secas e de recursos hídricos, além da instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica em Rios de Domínio da União.

O evento também irá mostrar a importância da proteção da Bacia do Rio Parnaíba, que abrange cerca de 35 municípios da região, e tem como finalidade gerenciar os recursos hídricos na bacia para garantir a quantidade e a qualidade da água para todos os usuários.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da OAB-PI, Esdras Nery, afirma que "é necessário discutir a questão em razão da problemática hídrica mundial e pela ausência de campanhas no Estado que promovam a educação ambiental e a utilização racional dos recursos naturais".

O Fórum tem como público alvo gestores públicos, funcionários de órgãos do meio ambiente, profissionais de engenharia, biologia, gestão ambiental, comunidade acadêmica, autarquias, indústrias e empresas em geral, além das empresas ligadas ao setor hídrico. Na ocasião, serão debatidas ações que contribuirão para intervenções no uso racional e conservação dos recursos hídricos, bem como a análise da situação atual, o estabelecimento de cenários de alternativos e propostas de programas e soluções em projetos ambientais voltados para essa área.

Os interessados podem fazer a inscrição pelo site  da Instituição. Os participantes receberão certificado de 21 horas/aulas, emitido pela Escola Superior de Advocacia do Piauí. 

Fim do conteúdo da página