Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudante de Arquitetura da UFPI participa de curtas-metragens na Itália

Estudante de Arquitetura da UFPI participa de curtas-metragens na Itália

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Hercilia Mendes, em intercâmbio em Turim, na Itália, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), participou da produção de dois curtas-metragens.

No curta "Sotto l'ombra di una guerra", que teve como tema "Nero e bianco" (preto e branco, em português), os participantes haviam 100 horas para escrever, gravar e montar uma filmagem de duração máxima de 10 minutos (com créditos iniciais e finais inclusos). Além disso, havia uma locação e alguns elementos obrigatórios e uma frase a serem incluídos criativamente na produção. O curta foi inscrito e selecionado para o "Film Festival 100 ore Torino" (Ano 7 - edição 2014), realizado em dezembro de 2014, na cidade de Turim.

Equipe de produção e atores

Segundo a estudante, o trabalho incluiu outros brasileiros, também intercambistas. "O nosso trabalho incluiu brasileiros intercambistas, e alguns amigos italianos, todos muito solícitos em nos ajudar nesse desafio. Foi muito gratificante ver a união de todos, em especial da grande comunidade brasileira, a qual compareceu em grande número (cerca de 50 pessoas) no dia da projeção, prestigiando o trabalho e chamando a atenção da plateia italiana", afirmou Hercilia Mendes.

Comunidade brasileira na exibição do curta

A estudante participou ainda do curta-metragem "Um caffè", que surgiu a partir de roteiros desenvolvidos durante a disciplina "Cinema Digitale", cursada no Politecnico di Torino (Instituto Politécnico de Turim), considerado uma das maiores e mais respeitadas universidades da Itália.

O curta "Um caffè", de gênero comédia, será exibido no Parada de Cinema, a ser realizado de 09 a 12 de abril, em Teresina.