Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento do PARFOR promove intercâmbio acadêmico no Campus de Parnaíba

Evento do PARFOR promove intercâmbio acadêmico no Campus de Parnaíba

Aconteceu na última terça-feira (03), a abertura da II Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA) do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A JOIA foi criada com o objetivo de integrar e aproximar os câmpus/pólos que compõem o PARFOR/UFPI, por meio do intercâmbio acadêmico e cultural entre seus alunos.

Mesa de abertura da II Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA)

O evento que foi sediado no Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), na cidade de Parnaíba, contou com a empolgação e criatividade dos acadêmicos do 5º período do curso de Licenciatura em Educação Física. Os alunos prepararam o "Movimento dos Educadores Reunidos", apresentação artística que envolveu dança e teatro.

Durante a Acolhida da II JOIA, o professor Alexandro Marinho, Diretor do CMRV, destacou os inúmeros avanços alcançados pelo o PARFOR/UFPI, e lembrou que ainda há obstáculos que devem ser superados por todos. De acordo com Marinho, docentes e estudantes da UFPI devem se perguntar: "Qual é a nossa utilidade para a comunidade?" - e a partir dessa reflexão buscar soluções para os problemas encontrados fora dos muros da Universidade.

Professora Glória Ferro, coordenadora geral do PARFOR/UFPI ao lado de alunos de Parnaíba

A Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro ressaltou durante a mesa redonda "Formação docente na UFPI através do PARFOR: realidades e perspectivas", as conquistas do Plano, que tem crescido significativamente a cada ano. Na oportunidade, a Coordenadora frisou a importância da aproximação e do intercâmbio promovido pela Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA), que tem o propósito de levar a todos os campi/pólos encontros de cunho acadêmico-científico e prático aos alunos do PARFOR/UFPI.

Professora Márcia Evelín ministra oficina "Eu sou Afrodescendente! A Construção de Práticas Abolicionistas na Educação Básica"

Ao longo da programação foram realizadas palestras e oficinas que contaram com a participação de alunos dos cursos de Ciências Sociais, Educação Física e Letras Português. A professora Márcia Evelin de Carvalho ministrou a oficina intitulada "Eu sou Afrodescendente! A Construção de Práticas Abolicionistas na Educação Básica", ressaltando aos convidados, que a Afrodescendência é um assunto que pode ser trabalhado por docentes de diferentes formações.

III JOIA

A caravana da JOIA estará nesta quinta-feira (05) e na sexta-feira (06), na cidade de Esperantina, o terceiro município a sediar o evento.