Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento do PARFOR promove intercâmbio acadêmico no Campus de Parnaíba
Início do conteúdo da página

Evento do PARFOR promove intercâmbio acadêmico no Campus de Parnaíba

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Aconteceu na última terça-feira (03), a abertura da II Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA) do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A JOIA foi criada com o objetivo de integrar e aproximar os câmpus/pólos que compõem o PARFOR/UFPI, por meio do intercâmbio acadêmico e cultural entre seus alunos.

Mesa de abertura da II Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA)

O evento que foi sediado no Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), na cidade de Parnaíba, contou com a empolgação e criatividade dos acadêmicos do 5º período do curso de Licenciatura em Educação Física. Os alunos prepararam o "Movimento dos Educadores Reunidos", apresentação artística que envolveu dança e teatro.

Durante a Acolhida da II JOIA, o professor Alexandro Marinho, Diretor do CMRV, destacou os inúmeros avanços alcançados pelo o PARFOR/UFPI, e lembrou que ainda há obstáculos que devem ser superados por todos. De acordo com Marinho, docentes e estudantes da UFPI devem se perguntar: "Qual é a nossa utilidade para a comunidade?" - e a partir dessa reflexão buscar soluções para os problemas encontrados fora dos muros da Universidade.

Professora Glória Ferro, coordenadora geral do PARFOR/UFPI ao lado de alunos de Parnaíba

A Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro ressaltou durante a mesa redonda "Formação docente na UFPI através do PARFOR: realidades e perspectivas", as conquistas do Plano, que tem crescido significativamente a cada ano. Na oportunidade, a Coordenadora frisou a importância da aproximação e do intercâmbio promovido pela Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA), que tem o propósito de levar a todos os campi/pólos encontros de cunho acadêmico-científico e prático aos alunos do PARFOR/UFPI.

Professora Márcia Evelín ministra oficina "Eu sou Afrodescendente! A Construção de Práticas Abolicionistas na Educação Básica"

Ao longo da programação foram realizadas palestras e oficinas que contaram com a participação de alunos dos cursos de Ciências Sociais, Educação Física e Letras Português. A professora Márcia Evelin de Carvalho ministrou a oficina intitulada "Eu sou Afrodescendente! A Construção de Práticas Abolicionistas na Educação Básica", ressaltando aos convidados, que a Afrodescendência é um assunto que pode ser trabalhado por docentes de diferentes formações.

III JOIA

A caravana da JOIA estará nesta quinta-feira (05) e na sexta-feira (06), na cidade de Esperantina, o terceiro município a sediar o evento.

Fim do conteúdo da página