Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa desenvolvida por alunos de Farmácia é premiada em evento nacional

Pesquisa desenvolvida por alunos de Farmácia é premiada em evento nacional

O trabalho de autoria dos alunos do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Luana Allebrandt, Ana Vitória Martins de Oliveira, Liana Araújo Silva e Iwyson Henrique Fernandes da Costa, intitulado "Avaliação de interações medicamentosas em prescrições de usuários portadores da Doença de Crohn", sob orientação dos professores Dra. Hilris Rocha e Silva (HU/UFPI) e Dr. Rivelilson Mendes de Freitas, professor do curso de Farmácia da UFPI e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas/UFPI, foi premiado com o 3º lugar na III Escola de Verão em Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP.

Luana Allebrandt, uma das autoras da pesquisa, durante apresentação

A Escola de Verão em Ciências Farmacêuticas é realizada pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP). O evento permite que alunos de graduação de outras instituições nacionais e internacionais conheçam as instalações e as pesquisas realizadas na FCFRP-USP, oportunizando a entrada futura no programa de pós-graduação.

A pesquisa premiada teve como objetivo a avaliação de interações medicamentosas em prescrições de usuários portadores de Doença de Crohn do Hospital Universitário da UFPI em diferentes bases de dados. A conclusão do trabalho permitiu conhecer as principais interações medicamentosas dos fármacos utilizados no tratamento de pacientes com Doença de Crohn, bem como a importância de consultar mais de uma base de dados para a identificação e prevenção do maior número possível de interações medicamentosas.