Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > B-R-O-BRÓ Cultural inicia atividades no calçadão da Simplício Mendes

B-R-O-BRÓ Cultural inicia atividades no calçadão da Simplício Mendes

Com o objetivo de amenizar o desconforto da incidência solar que se torna mais intensa durante o período conhecido popularmente como B-R-O-BRÓ, correspondente aos meses de setembro a dezembro, que registram as mais altas temperaturas no Piauí, e realizar uma intervenção cultural no centro histórico de Teresina, foi lançado na tarde de ontem (04), o Projeto B-R-O-BRÓ Cultural.

O calçadão da Rua Simplício Mendes, no trecho localizado entre as Ruas Coelho Rodrigues e Álvaro Mendes, importante endereço comercial da capital, foi o local escolhido para receber as ações do projeto, idealizado pela Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso (Kaki), por meio do Grupo de Projetos Estruturantes (GPE), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Sindicato dos Lojistas de Teresina (SINDILOJAS), responsável pelo apoio financeiro, e a Prefeitura de Teresina (PMT), responsável pelo apoio estrutural do projeto, através da SDU-Centro/Norte.

Representantes das entidades envolvidas na realização do Projeto B-R-O-BRÓ Cultural

Segundo a Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso (Kaki), idealizadora do projeto, o B-R-O-BRÓ Cultural tem a intenção de tornar os meses mais quentes de Teresina mais agradáveis, por meio de uma intervenção inteligente, arquitetônica e cultural. "É uma alegria muito grande ver um projeto sair do papel e se tornar realidade. Este projeto surgiu da necessidade que temos de encontrar soluções climáticas para Teresina como um todo. E junto a isso, dar uma melhor estrutura para o nosso centro histórico, e para o nosso centro comercial, proporcionando um ambiente agradável, capaz de agregar atividades paralelas, culturais e artísticas, e para isso contamos com diversas entidades parceiras", frisou.

Espaço de convivência com jardim

A programação que teve início na terça-feira (04), com a apresentação de um quarteto de cordas que apresentou peças clássicas e músicas natalinas, se estenderá até o final do mês de dezembro. Além da cobertura do espaço por uma estrutura têxtil colorida tensionada sob uma armação metálica, serão promovidas atividades na rua. A área se dividirá em quatro espaços: O 1º será um palco destinado à realização de shows, saraus, apresentações artísticas, entre outras; o 2º será um espaço de convivência com um jardim; o 3º corresponde à comercialização de lanches; e, por fim, serão realizadas oficinas de reciclagem, voltadas para a educação da comunidade.

Apresentação do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina

Representando a Universidade Federal do Piauí, a Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira destacou a importância de intervenções dessa natureza, que deixam Teresina mais bonita e agradável. "Este é um momento que nós julgamos histórico. É incrível a força que as coisas parecem ter quando elas têm de acontecer, e essa força veio de bons parceiros, que apostam na qualidade de vida dos teresinenses. É uma intervenção que traz consigo vários ganhos, e a UFPI está aberta a provocações dessa natureza, a projetos que visam deixar o teresinense em condições mais confortáveis, gostando de viver em Teresina", afirmou.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, ao lado da idealizadora do projeto, Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso (Kaki)

Para o presidente do Sindilojas, Luís Antônio Teixeira Veloso, "É um prazer participar de um projeto que traz cor, cultura e bem-estar a nossa cidade. Espero ter o apoio de demais lojistas para que possamos no ano que vem expandir o projeto, levando-o para outras ruas", enfatizou.

Confira a reportagem sobre o Projeto B-R-O-BRÓ Cultural na Web TV da UFPI: