Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do Curso de Engenharia de Produção têm trabalho premiado em evento

Alunos do Curso de Engenharia de Produção têm trabalho premiado em evento

Promover o desenvolvimento profissional dos alunos de graduação aliando os conhecimentos acadêmicos a prática é um dos maiores desafios para os educadores. Buscando tal desenvolvimento, o professor Ms. Francisco de Tarso R. Caselli, do curso de Engenharia de Produção da UFPI propôs aos discentes o desafio de aplicar as técnicas de gerenciamento na disciplina de Gerenciamento de Sistemas da Qualidade em empresas locais.

Partindo deste desafio, a equipe formada pelos alunos Débora Nogueira, Hermes Alves, Lícia Gonçalves e Micaella Avelino desenvolveu pesquisa aplicando uma técnica de controle estatístico do processo baseado na metodologia seis sigma na empresa Euro Caju, que resultou em um plano de ação para reduzir o desperdício de tempo e utilização de mão-de-obra no processo produtivo. O trabalho mostrou a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala na realidade empresarial e seus impactos positivos na redução dos custos produtivos.

Lícia Gonçalves, Débora Nogueira, Francisco de Tarso, Micaella Avelino, Hermes Alves

O trabalho foi transformado em artigo, sendo condecorado como segundo melhor artigo na área de Gestão da Qualidade do XXXI SIMPEP (Simpósio de Engenharia de Produção), da Universidade do Estado de São Paulo - UNESP em Bauru. O título de menção honrosa será entregue na Solenidade de Encerramento do Simpósio, no dia 12 de novembro de 2014.