Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI discute implantação de Doutorado em parceria com Fiocruz
Início do conteúdo da página

UFPI discute implantação de Doutorado em parceria com Fiocruz

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Reunião realizada na última quinta-feira (11), no Salão Nobre da UFPI, contou com representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na discussão sobre o Doutorado na área de Saúde Coletiva que será implementado por meio da parceria entre as duas instituições visando a qualificação dos profissionais de saúde do Estado.  O debate contou com a participação da Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, coordenadores e professores da Fiocruz e representantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Representações durante reunião para implantação de Doutorado na UFPI

Segundo a coordenadora Geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Dr.ª Maria Cristina Guilam, a pretensão desse consórcio entre as instituições é fortalecer a formação de docentes no Piauí. "Nós sabemos que hoje existe uma desigualdade entre as regiões em relação ao número de doutores. O crescimento de doutores é importante para atração de recursos das agências de fomento e para a consolidação de linhas de pesquisa", esclarece a coordenadora.

Coordenadora Geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Dr.ª Maria Cristina Guilam, e Vice-Reitora da UFPI. Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, durante reunião

Para a Vice-Reitora a implantação deste primeiro Doutorado em parceria com a Fiocruz representa um grande avanço na qualificação de futuros profissionais do Estado. "A Fundação tem essa missão de formar, qualificar e capacitar recursos humanos. Desde a instalação da Fiocruz discutíamos a necessidade da implantação de um Doutorado ", comenta.

O lançamento do edital do Doutorado em Saúde Coletiva está previsto para o início de 2015. Segundo a Vice-Reitora, as linhas de pesquisa já estão sendo discutidas, "vamos construir uma linha a partir das necessidades do Estado, respeitando potencialidades e vocações do Piauí, mas que estejam em consonância com as linhas de pesquisa propostas pelo Programa".

Fim do conteúdo da página